Sugestão: Leia a resenha ouvindo a playlist que a tia Nanda montou para o livro!
Geralmente estamos acostumados com triângulos amorosos, mas o que acontece em Beijos & Batom não é bem isso.
Vou explicar e vocês tentem acompanhar o raciocínio, certo? Bia é irmã gêmea de Gustavo, embora os dois não se pareçam em nada (nada mesmo!). Gustavo é o melhor amigo de Daniel, que por sua vez é apaixonado
Entenderam? Deu tic ainda não? Prosseguindo então.
No meio de toda essa confusão, na qual Larissa muda de colégio para ficar perto de Daniel que é onde tudo começa. O mais interessante em Beijos & Batom é que mesmo envolvendo tantos personagens, focando em vários pontos distintos (pontos estes que envolvem traição, divórcio, gravidez indesejada e agressão), a leitura flui fácil e os diálogos são convincentes.
Eu, no alto dos meus 19 (quase 20) anos, consegui me identificar com algumas passagens do livro, e os personagens são muito bem construídos. Mesmo com a leitura fácil, em algumas partes eu achei que o desenvolvimento foi lento, em outras rápido demais.
Fora isso, eu gostei muito do que o livro propõe, é um romance escrito para adolescentes, o que não impede, é claro, que pessoas mais velhas o leiam, basta despertar o "aborrecente" que existe dentro de você.
Uma coisa legal do livro é que a autora conseguiu mostrar diversas situações verídicas, inserindo os elementos necessário (e dosados, vale lembrar) para cada parte da história.
A narrativa do livro é em terceira pessoa, o que faz com que seja possível observar as histórias com seu próprio ponto de vista. A diagramação do livro é muito bem feita, incluindo o início de cada capítulo com uma batom e a substituição dos asteriscos por beijinhos*. A única ressalva é em relação à revisão, encontrei alguns errinhos, mas nada que impeça a leitura ou que seja tão estrondoso.
*Vocês podem conferir a diagramação aqui: http://ecasuais.tk/15zf9tA e http://ecasuais.tk/11jF5Gm.
No geral, o livro é muito bom no gênero que se propõe e conseguiu despertar a Ananda de 15/16 anos, fazendo com que ela se identificasse com a história. E se você deseja entrar nessa história enrolada, eu recomendo sim a leitura.
Autora: Mariana Mello Sgambato
Editora: MODO Editora
Ano: 2012
Avaliação: 4/5
Bônus
No site da MODO tem essa (e mais imagens) de bônus do livro, coloquei aqui o esquema de ligação entre os personagens.
Nossa, o diagrama no final ficou confuso, mas até me esclareceu uma dúvida...
ResponderExcluirNo inicio da sua resenha vc não tinha falado nada de Larissa e de repente ela apareceu, fiquei até pensando q vc tinha confundido com a Sabrina... rsrs
Mas enfim, a história parece sim ser bem interessante e mesmo sendo pra adolescentes, acho que é capaz de fazer os adultos relembrarem uma parte da vida.
Bjok
Achei legal o livro, me interessei a ler. Acredito que me despertou o lado "aborrecente" hehehe. Muito boa sua resenha, consegui expor o conteúdo de forma clara.
ResponderExcluirBjos
rsrsrsrs meu tic e teco disparou aqui que rolo hein?! E que bom sabe que apesar disso dánara acompanha a leitura na boa. Ja tinha visto a capa, mas resenha mesmo essa e a primeira e gostei de verdade espero poder ler em breve! Beliscões
ResponderExcluirMenina que 'enrolagem' é essa hein? Num sei quem gosta de fulano que gosta de sicrano... kkkkk Tive que reler essa parte umas três vezes pra entender quem gostava de quem. kkk E apesar de não ser um livro que procuraria ler normalmente parece ser bem legal.
ResponderExcluirObrigada linda =)! <3
ResponderExcluirConfesso que tive que ler o primeiro parágrafo duas vezes pra entender essa "figura amorosa" que foi criada nessa trama. kkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluirEu gosto de livros voltados pra esse público, mas desde que as personagens não levem o nome "aborrecente" tão ao pé da letra. Fiquei bem curioso pra ler.
@_Dom_Dom
Oiie
ResponderExcluirnao concordo com o diagrama ali.. Gustavo tbm teve rolo com Sabrina, foi logo no inicio do livro... esqueceram.. hehe
eu gostei do livro, nao é o meu nacional favorito, mas proporciona uma leitura rapida e leve..
assim como vc comentou na resenha , realmente pelo livro ser em 3 pessoa a gente consegue ter uma opiniao pessoal sobre os acontecimentos.. eu só achei esses adolescentes do livro um tanto safadinhos, massssssss acho q eu q to velha msm...rs (falou a menina q teve filho com 15 anos.. hahahaha *eu*)
bjinhos
Pam
Meus Livros Preciosos