5 de junho de 2013

[Resenha] Beijos & Batom - Mariana Mello Sgambato

Sugestão: Leia a resenha ouvindo a playlist que a tia Nanda montou para o livro!

Geralmente estamos acostumados com triângulos amorosos, mas o que acontece em Beijos & Batom não é bem isso.
Vou explicar e vocês tentem acompanhar o raciocínio, certo? Bia é irmã gêmea de Gustavo, embora os dois não se pareçam em nada (nada mesmo!). Gustavo é o melhor amigo de Daniel, que por sua vez é apaixonado secretamente por Bia (e vice-versa), mas namora com Sabrina, que não gostava tanto assim de Daniel e resolveu ir trocar uns beijos com Gustavo.
Entenderam? Deu tic ainda não? Prosseguindo então.
No meio de toda essa confusão, na qual Larissa muda de colégio para ficar perto de Daniel que é onde tudo começa. O mais interessante em Beijos & Batom é que mesmo envolvendo tantos personagens, focando em vários pontos distintos (pontos estes que envolvem traição, divórcio, gravidez indesejada e agressão), a leitura flui fácil e os diálogos são convincentes.
Eu, no alto dos meus 19 (quase 20) anos, consegui me identificar com algumas passagens do livro, e os personagens são muito bem construídos. Mesmo com a leitura fácil, em algumas partes eu achei que o desenvolvimento foi lento, em outras rápido demais.
Fora isso, eu gostei muito do que o livro propõe, é um romance escrito para adolescentes, o que não impede, é claro, que pessoas mais velhas o leiam, basta despertar o "aborrecente" que existe dentro de você.
Uma coisa legal do livro é que a autora conseguiu mostrar diversas situações verídicas, inserindo os elementos necessário (e dosados, vale lembrar) para cada parte da história.
A narrativa do livro é em terceira pessoa, o que faz com que seja possível observar as histórias com seu próprio ponto de vista. A diagramação do livro é muito bem feita, incluindo o início de cada capítulo com uma batom e a substituição dos asteriscos por beijinhos*. A única ressalva é em relação à revisão, encontrei alguns errinhos, mas nada que impeça a leitura ou que seja tão estrondoso.
*Vocês podem conferir a diagramação aqui: http://ecasuais.tk/15zf9tA e http://ecasuais.tk/11jF5Gm.
No geral, o livro é muito bom no gênero que se propõe e conseguiu despertar a Ananda de 15/16 anos, fazendo com que ela se identificasse com a história. E se você deseja entrar nessa história enrolada, eu recomendo sim a leitura.

Autora: Mariana Mello Sgambato
Editora: MODO Editora
Ano: 2012
Avaliação: 4/5


Bônus
No site da MODO tem essa (e mais imagens) de bônus do livro, coloquei aqui o esquema de ligação entre os personagens.


7 comentários:

  1. Nossa, o diagrama no final ficou confuso, mas até me esclareceu uma dúvida...
    No inicio da sua resenha vc não tinha falado nada de Larissa e de repente ela apareceu, fiquei até pensando q vc tinha confundido com a Sabrina... rsrs
    Mas enfim, a história parece sim ser bem interessante e mesmo sendo pra adolescentes, acho que é capaz de fazer os adultos relembrarem uma parte da vida.

    Bjok

    ResponderExcluir
  2. Achei legal o livro, me interessei a ler. Acredito que me despertou o lado "aborrecente" hehehe. Muito boa sua resenha, consegui expor o conteúdo de forma clara.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. rsrsrsrs meu tic e teco disparou aqui que rolo hein?! E que bom sabe que apesar disso dánara acompanha a leitura na boa. Ja tinha visto a capa, mas resenha mesmo essa e a primeira e gostei de verdade espero poder ler em breve! Beliscões

    ResponderExcluir
  4. Menina que 'enrolagem' é essa hein? Num sei quem gosta de fulano que gosta de sicrano... kkkkk Tive que reler essa parte umas três vezes pra entender quem gostava de quem. kkk E apesar de não ser um livro que procuraria ler normalmente parece ser bem legal.

    ResponderExcluir
  5. Confesso que tive que ler o primeiro parágrafo duas vezes pra entender essa "figura amorosa" que foi criada nessa trama. kkkkkkkkkkkkk
    Eu gosto de livros voltados pra esse público, mas desde que as personagens não levem o nome "aborrecente" tão ao pé da letra. Fiquei bem curioso pra ler.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  6. Oiie

    nao concordo com o diagrama ali.. Gustavo tbm teve rolo com Sabrina, foi logo no inicio do livro... esqueceram.. hehe
    eu gostei do livro, nao é o meu nacional favorito, mas proporciona uma leitura rapida e leve..
    assim como vc comentou na resenha , realmente pelo livro ser em 3 pessoa a gente consegue ter uma opiniao pessoal sobre os acontecimentos.. eu só achei esses adolescentes do livro um tanto safadinhos, massssssss acho q eu q to velha msm...rs (falou a menina q teve filho com 15 anos.. hahahaha *eu*)

    bjinhos
    Pam
    Meus Livros Preciosos

    ResponderExcluir