10 de janeiro de 2017

[Resenha] O guia para ser você mesma - Lia Camargo & Melina Souza

Autor(a): Lia Camargo & Melina Souza
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501107640
Páginas: 168
Ano: 2016
Skoob
Avaliação: 5/5


Sinopse: Inspirado nos best sellers O livro perigoso para garotos e O livro das garotas audaciosas, este guia traz tudo que uma moça moderna precisa saber. O que inspira e o que não sai de moda. Textos motivacionais sobre etiqueta nas redes sociais, bullying virtual e sororidade. Histórias de mulheres inspiradoras como Audrey Hepburn, Nise da Silveira, Jane Austen e Chimamanda Ngozi. Do it yourself, receitinhas e decoração. Lugares para viajar e sonhar, e como tirar as melhores fotos. Listas interativas com filmes, séries, músicas e livros!

Oi, pessoal! Finalmente voltei das minhas férias (forçadas) do blog, mas isso é assunto para outro post. O de hoje é para falar sobre este guia que foi o primeiro que li neste novo ano e me deu várias inspirações.

Sempre gostei muito do trabalho das autoras e fiquei bem animada com o lançamento. Neste guia Lia e Mel falam abertamente sobre todos os tipos de assuntos e eu fiquei bem feliz com o resultado do que vi. Os conselhos dados são excelentes, aquele tipo de dica de amiga, sabe?

Todos os textos contém algum conselho, mesmo que nas entrelinhas. E eu achei isso super importante, principalmente porque na atual situação que vivemos cada ponto colocado fora do lugar dá abertura para um problema gigantesco.

As autoras já possuem experiência no meio digital e todas as dicas que elas dão foram preciosas, pelo menos para mim. Uma das que eu mais gostei está bem no início do livro, em um texto que a Lia escreveu, e é algo que eu quero realmente aplicar para a minha vida:

"Se não tenho algo bom a acrescentar, melhor ficar calada."
Sabe quando a gente vê algum texto na internet, mas não concorda com um ponto e simplesmente precisa ir lá dar opinião? Pois então, muitas vezes isso sai do controle e a gente acaba fazendo algum comentário desnecessário. Eu sei bem o que isso pode causar, já fiz muitas coisas nesses meus anos de usuária das interwebs que hoje quando olho para trás vejo que não foi legal.

A diagramação do livro está maravilhosa. O formato é tipo uma revista, muito no estilo de guia mesmo (mas é claro, né, Ananda?). Todas as páginas contém fotos ou ilustrações bem fofas, fazendo jus ao que as meninas passam nos sites delas.

A Mel fez um texto muuuuuito bacana sobre corpo e transtornos alimentares. A mensagem que ele passou foi excelente e queria deixar aqui meus humildes parabéns e obrigada por isto.

Este guia é tanto para ser lido quanto apreciado visualmente. Ficou bem claro o cuidado que a editora teve em prepará-lo e que as autoras tiveram em desenvolvê-lo. O resultado ficou impecável.

Se eu continuar não vou parar de falar mais. Mas fica aí a primeira super dica de 2017. Este livro não é só para menininhas, caso estejam pensando nisso, e vocês terão que ler para descobrir.

Até a próxima!