1 de dezembro de 2016

[Resenha] Garota Desaparecida - Sophie McKenzie

Autor(a): Sophie McKenzie
Editora: Verus
ISBN: 9788576864172
Páginas: 238
Ano: 2016
Skoob
Avaliação: 2,5/5

Sinopse: Lauren mora na Inglaterra e sempre soube que é adotada. Mas, quando uma breve pesquisa sobre o seu passado revela a possibilidade de ela ter sido roubada de uma família americana ainda bebê, a vida de Lauren de repente parece uma fraude. O que ela pode fazer para tentar encontrar os pais biológicos? E seus pais adotivos terão sido os responsáveis por sequestrá-la? Lauren convence sua família a fazer uma viagem para o outro lado do Atlântico e, lá chegando, foge para tentar descobrir a verdade. Mas as circunstâncias de seu desaparecimento são sombrias, e os sequestradores de Lauren ainda estão à solta — e dispostos a qualquer coisa para mantê-la calada.

Sempre me falaram para não julgar um livro pela capa. Eu nunca levei esse lema a sério. Consequentemente já dei várias vezes com a cara na parede e me deparei com uma capa maravilhosa uma história não tão atraente. E foi isso que aconteceu com Garota Desaparecida.

A capa grita a todo momento "uuuuh mistério", mas o único mistério mesmo é o formato dos olhos da menina na capa. Senti que faltou desenvolvimento da narrativa, pareceu que foi tudo jogado, levando em consideração a forma corrida como o livro passou.

A breve pesquisa de Lauren, citada na sinopse, do nada se transforma numa obsessão e depois vira certeza pela protagonista. Tudo isso num intervalo de 10 páginas, no máximo. Até mesmo o "confronto" que ela teve com os pais adotivos foi desanimador. Aliás, foi pouca a interação mostrada entre eles.

Apesar das poucas páginas, foi um suplício terminar a leitura. Cogitei por muitas vezes abandonar o livro, mas com muito custo consegui terminar.

A autora não desenvolveu bem os personagens, e senti falta de maior participação dos secundários. Todos os diálogos me pareceram superficiais e acredito que este tenha sido meu problema com o livro. Faltou maior aprofundamento, levando em consideração o calibre onde o enredo se apoiava.

Tudo pareceu raso, desde a descoberta de Lauren, sua viagem, os "perigos" que ela enfrentou. Por conta disso não consegui me conectar com o livro e acabei me decepcionando. Sem contar que muitas situações forçaram tanto a barra que não sei como esta não quebrou.

Enfim, acredito que tenham pessoas que irão gostar do livro. Comigo, infelizmente não funcionou. Mas como gosto e conexão com a história variam de pessoa, recomendo a leitura.