29 de novembro de 2016

[Resenha] Diário de uma princesa improvável - Meg Cabot

Autor(a): Meg Cabot
Editora: Galera Júnior
ISBN: 9788501076687
Páginas: 208
Ano: 2016
Skoob
Avaliação: 5/5 + ♥

Sinopse: Olivia Grace Clarisse Mignonette Harrison é completamente normal. A única coisa que não é normal nela é seu nome (muito comprido e meio principesco), sua habilidade para desenhar animais (algo muito útil para sua futura carreira como ilustradora da vida selvagem) e o fato de ser quase órfã, pois não conhece o pai e depois que a mãe faleceu se vê forçada a viver com a tia e o tio (que quase a tratam como se ela fosse da família). Até que num dia que tinha tudo para ser como os outros — totalmente normal — as coisas parecem sair do controle: a menina mais popular da escola ameaça bater em Olivia, o diretor ameaça lhe tirar um ponto e... uma limusine com a princesa da Genovia, Mia Thermopolis, surge do nada. A menina na verdade é uma princesa, meia-irmã de Mia, e finalmente poderá conhecer o pai, a avó, a Genovia, para então perceber que todos somos mais especiais que pensamos.

Quando fiquei sabendo que a Meg Cabot iria fazer outra série ambientada em Genóvia eu fiquei mais ou menos assim:
   photo aaaaaaa.gif

Passada a euforia inicial eu finalmente fui conferir o livro e é a coisa mais fofa do mundo. Olivia é uma personagem que me encantou desde o início, e me lembrou bastante da Mia. A diferença entre as duas é que Olivia não é tão tímida quanto a irmã.

O livro é bem curtinho e tem várias ilustrações da protagonista. Os pensamentos dela, colocados no seu diário, assim como suas dúvidas são bem característicos de uma pré adolescente. E gostei de como foi narrado o seu encontro com o pai. Meg arrasou nas ilustrações, aliás. Elas refletem muito bem o espírito de Olivia e sua ambição em se tornar ilustradora de vida selvahgem. 

O que eu mais amava na série original e que me animou muito com esse spin-off é como a autora mostra que títulos não passam de títulos, valendo mesmo o que está no coração das pessoas. O livro traz vários exemplos de respeito e amor, e que o tratamento de princesa não se estende apenas a quem possui o título real.

A inocência e gentileza de Olivia foram as características que mais gostei. Mesmo depois de descobrir que seus tios haviam mentido sobre suas origens, ela não quer magoá-los. E foi uma explosão de amor a cada página.

O livro é um infanto-juvenil, mas isso não impede que pessoas mais velhas o leiam. Foi um presente enorme para quem acompanhou a história de Mia e eu amei cada minuto que passei em Genóvia.