28 de novembro de 2016

[Resenha Premiada] Novembro, 9 - Colleen Hoover

Autor(a): Colleen Hoover
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501076250
Páginas: 352
Ano: 2016
Skoob
Avaliação: 4/5 + ♥

Sinopse: Fallon conhece Ben, um aspirante a escritor, bem no dia da sua mudança de Los Angeles para Nova York. A química instantânea entre os dois faz com que passem o dia inteiro juntos – a vida atribulada de Fallon se torna uma grande inspiração para o romance que Ben pretende escrever. A mudança de Fallon é inevitável, mas eles prometem se encontrar todo ano, sempre no mesmo dia. Até que Fallon começa a suspeitar que o conto de fadas do qual faz parte pode ser uma fabricação de Ben em nome do enredo perfeito. Será que o relacionamento de Ben com Fallon, e o livro que nasce dele, pode ser considerado uma história de amor mesmo se terminar em corações partidos?

Quando li a sinopse de Novembro, 9 achei que ia ser uma história baseada em mentira e terminando com a Fallon descobrindo que não era amor, era cilada foi parte de um jogo pra escrever um livro, mas aí perdoaria e eles viveriam felizes para sempre. Errei em partes (não vou dizer quais), porém algumas coisas meio óbvias na história fizeram com que o livro perdesse uma estrela.

A narrativa não é a típica de garota conhece garoto, os dois se apaixonam loucamente, separam, voltam e ficam juntos pela eternidade. A protagonista já sofreu muito na vida e isso fica bem claro, uma vez que a história é em primeira pessoa, alternando entre ela e Ben. A autora construiu muito bem a personagem, mostrando suas inseguranças e medos, e me fez sofrer muito junto com ela.

Ben, por outro lado, me irritou durante boa parte da história. Demorei a cair nas suas graças, não conseguia sentir confiança na sua postura, não sei explicar. Tudo o que ele dizia para Fallon parecia premeditado, friamente calculado. Depois de um tempo me acostumei, mas a desconfiança continuava lá.

O livro todo se passa em períodos de anos, sempre no dia 9 de novembro, e foi bem legal ver o amadurecimento dos personagens, principalmente Fallon. Conforme o enredo avançava mais eu a achava incrível, principalmente por ter conseguido se libertar das suas amarras. E aí eu percebi que, por mais que superficialmente a história se mostrasse um romance, ela se tratava de cura, de acreditar no seu potencial, investir, basicamente aquele ditado de você só uma vez, sabe?

Por se tratar de um livro da Colleen é óbvio que você vai sofrer. E vai chorar, E passar raiva. E querer jogar o livro na parede. E depois pedir desculpa e falar que foi o melhor livro da vida. Não necessariamente nessa ordem, meio que como as fases do luto. Mas independente disso, foi maravilhoso ler e me envolver com a história.

Meu único porém é sobre a obviedade de algumas coisas. Não sei se é por já conhecer o estilo da autora, mas muitas cenas e alguns mistérios envolvendo os protagonistas me pareceram um padrão e eu acabei atando algumas pontas sozinha. Se não fosse por isso, o livro seria excelente.

Colleen também traz de volta dois personagens já conhecidos e amados, mas vocês só vão descobrir quem são lendo o livro (ou procurando no Google, vai saber né). E eu fiquei bem feliz em como ela conseguiu entrelaçar duas histórias.

Mas enfim, Novembro, 9 é mais um livro maravilhoso e eu recomendo sim, mesmo com os lugares comuns que a autora não conseguiu fugir.

Sorteio

A Galera Record liberou o sorteio de um exemplar do livro no blog! Para participar basta seguir os passos abaixo.

Atenção nas regras para não ser desclassificado depois!

Faça um comentário (coerente) nessa resenha;
• Deixe seu e-mail de contato.

Informações adicionais:

É necessário possuir endereço de entrega no Brasil.
A promoção inicia em 07/10/2016 e tem fim às 23:59h de 31/10/2016.
O prêmio será enviado pela editora em até 30 dias úteis.
A opção "Visite" só será validada caso o ganhador curta a fanpage.
Perfis falsos, exclusivos de promoção ou criados apenas para participar desta promoção serão desclassificados!
Para maiores esclarecimentos, leia os termos de promoção do blog aqui.