7 de outubro de 2016

[Resenha Premiada] Boa Noite - Pam Gonçalves

Autor(a): Pam Gonçalves
Editora: Galera
ISBN: 9788501106698
Páginas: 240
Ano: 2016
Skoob
Avaliação: 4/5

Quando li a sinopse deste livro eu fiquei com o pé atrás e confesso que 90% do motivo de ter solicitado foi para conferir o trabalho da Pam. E fui surpreendida muito positivamente com a história.

Boa Noite é narrado em primeira pessoa pela protagonista Alina. De início não consegui me envolver com a personagem, mas ao longo da trama comecei a gostar dela e entender sua personalidade. Ela sempre foi vista como a garota nerd, que gosta de Harry Potter e sempre tirava notas altas. Quando ela entra para a faculdade de Engenharia da Computação, ela resolve mudar seu estilo de vida e deixar para trás a imagem que tinha no Ensino Médio. Sim, é aquele velho clichê. A diferença aqui foi a forma como a autora trabalhou no desenvolvimento e amadurecimento da personagem.

Os personagens secundários possuem bastante destaque, principalmente os colegas de república dela. Eu gostei de cara da Manu, que possui aquela alma de humanas, é super extrovertida, porém amiga para todas as horas. Talita e Bernardo, impossível falar dos dois sem estarem na mesma frase, são um casal super gente boa e eu gostei muito do enredo em torno dos dois. Já Gustavo, de início achei que ele só estaria ali para ser o parzinho da Alina, mas ele se mostrou bem mais que isso.

Além de acompanhar as batalhas que a moça enfrenta sendo uma das quatro alunas do curso, que é basicamente propriedade dos machões, a trama também foca muito no empoderamento, abusos e feminismo. E isso, para mim, foi a melhor parte do livro. Alina não se deixa abater pelas piadinhas toscas que sofre dos seus colegas de turma, pelo contrário, ela os enfrenta e mostra que lugar de mulher é onde ela quiser.

O outro foco do livro se trata dos abusos que a maioria das mulheres sofrem em festas. Não é de hoje que ouvimos sobre meninas que são violentadas ou que são embebedadas por pessoas que pensavam ser boas. Pam tratou dessa questão com muita sensibilidade e de forma extremamente verdadeira, mostrando os julgamentos cruéis que as vítimas sofrem. Aqueles tantos argumentos que já cansamos de ouvir e que justificam o ato como merecido porque “ela bebeu”, “ela estava com roupa curta”, etc. Eu gostei muito da abordagem sobre a cultura do estupro e como muitas vezes as vítimas se calam por medo dos julgamentos.

Toda a narrativa é bem sustentada pelo feminismo, mostrando como existe machismo dentro dos cursos de exatas. E nesse ponto posso afirmar que é 100% verdade, embora no meu curso (Química) não tenha tanto isso, porém já ouvi professor criticando o fato de mulheres estarem na área científica. É triste que ainda existam pessoas com esse pensamento, mas por outro fico bem feliz em saber que estamos mudando isso dia após dia.

O livro traz uma mensagem excelente de empoderamento, mostrando que toda mulher possui os mesmos direitos que o homem e que competência não se mede pelo que temos entre as pernas. Como disse antes, fiquei bem surpresa com a história, pois não achei que teria tanto potencial, nem que gostaria tanto. Boa Noite é um livro que indico a todos, pois é uma leitura muito boa e bem fluida, não cansei em nenhuma parte (e nem consegui largar até chegar ao fim).

Sorteio

A Galera Record liberou o sorteio de um exemplar do livro no blog! Para participar basta seguir os passos abaixo.

Atenção nas regras para não ser desclassificado depois!

Faça um comentário (coerente) nessa resenha;
• Deixe seu e-mail de contato.

Informações adicionais:

É necessário possuir endereço de entrega no Brasil.
A promoção inicia em 07/10/2016 e tem fim às 23:59h de 31/10/2016.
O prêmio será enviado pela editora em até 30 dias úteis.
Perfis falsos, exclusivos de promoção ou criados apenas para participar desta promoção serão desclassificados!
Para maiores esclarecimentos, leia os termos de promoção do blog aqui.

Comentários (9)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Quando comecei a ler sua resenha,pensei que seria uma história de uma menina certinha,que se cansa de ser assim e se transforma em uma rebelde por um tempo. Mas ainda bem que fugiu do clichê.
Me parece que a personagem è forte,sabe o que quer.
Sem contar a parte bem real que a autora nos conta sobre os abusos enfrentados pelas mulheres diariamente.

Gostei!
Assim como você disse, confesso que só tenho interesse em ler esse livro por causa da Pam. De cara, a premissa do livro não me chamou muita atenção. Entretanto fiquei muito feliz que a Pam resolve abordar o feminismo, problemas e julgamentos que todas as mulheres enfrentam diariamente. Isso me fez ficar ainda mais curiosa para descobrir sua escrita e as situações que o livro traz. Até que costumo gostar de alguns clichês mas fico aliviada que nesse não é o foco.
Muito ansiosa e cruzando os dedos <3
joice-alano@hotmail.com
Eu confesso que também quero conferir o trabalho da Pam e fico feliz que ela tenha abordado assuntos pertinentes, mas que pouco vemos inseridos em uma história (vemos mais relacionamento abusivo ou guias de empoderamento etc), ainda mais um nacional que trata da NOSSA realidade. Acredito que vou gostar bastante pelo ambiente, pelo assunto e ate
1 resposta · ativo 442 semanas atrás
(que lindo meu celular dando erro e meu comentário info incompleto né)
... pelos clichês, que acredito que se bem trabalhados podem enriquecer a experiência de leitura por se aproximar da realidade do leitor.
Beijos,
Ceile.
Eu estou com bastante vontade de ler esse livro, porque gosto bastante da Pam. A história do livro parece ser bem interessante, e acho que vou gostar bastante dos personagens. Gostei da mensagem que o livro passa, e fiquei com muita vontade de conhecer melhor o livro. O livro parece ser um pouco clichê, mas tenho certeza ed que vou amar mesmo assim.
Já está na minha listinha, pretendo ler ele logo :)

Beijos!
Desde que eu soube do lançamento de Boa Noite eu me interessei pelo livro, mais pra ver como seria a escrita da Pam do que pela sinopse. Eu gostei do conto dela no livro "O amor nos tempos de #likes" e achei que não foi o suficiente só aquilo, então me animei pra ler um livro exclusivamente dela. Não acompanho o canal dela, mas acompanhava quando ela tinha o blog, anós atrás.
É a primeira resenha que leio do livro e mesmo lendo a sinopse, eu não fazia ideia de que o livro abordasse tais temas!
É muito bom saber que envolve o empoderamente feminino, é um tema muito atual e importante de fazer parte de qualquer obra. Também importante é falar da cultura de estrupo, que infelizmente é tão real e grotesco e realmente, acontece muito nessa época de faculdade, nas tais festas e às vezes por quem menos esperamos.
Eu sou formada em Computação, mas não sofri esse preconceito na época, apesar de algumas pessoas acharem estranho e terem bem poucas mulheres fazendo esse curso. mesmo não tenho sofrido diretamente com isso, sei que o mesmo é real. E é inacreditável que isso ainda aconteça.
Quero muito ler Boa noite, pois tem vários elementos e tópicos que acho relevantes em um livro. E os personagens parecem ser bem desenvolvidos, outra qualidade que busco numa leitura.

Vou tentar a sorte no sorteio e se não ganhar, com certeza comparei o livro assim que puder!
desapd@gmail.com
Nossa, já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse e por ser nacional, agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história.
Eu estou vendo bastante gente falar desse livro, e ele me interessou muito agora! Eu não acompanho o canal da Pam, mas já li um conto dela em um outro livro, e gostei muito da escrita dela. Eu achei o tema do livro muito legal, e a mensagem dele parece ser boa também. Já quero ler esse livro logo =D
Bjss ^^
Estou bem curiosa pela leitura de Boa Noite desde o seu lançamento.
Acho muito bom ela ter abordado essa questão do feminismo e machismo e o que mulheres mulheres sofrem na época da faculdade.

Postar um novo comentário

Comments by