29 de setembro de 2016

[Resenha] As épicas aventuras de Lydia Bennet - Kate Rorick & Rachel Kiley

Autores: Kate Rorick & Rachel Kiley
Editora: Verus
ISBN: 9788576864646
Páginas: 294
Ano: 2016
Skoob
Avaliação: 3/5

Sinopse: Antes de Lizzie começar seu popular vlog, Lydia era apenas uma garota normal tramando maneiras de matar aula e criar a identidade falsa perfeita para entrar nas baladas. Talvez ela não tivesse muito foco, mas amava sua família e se divertia para valer. Até que o vlog de Lizzie transformou as irmãs Bennet em sensações da internet, e Lydia adorou virar o centro das atenções, conforme as pessoas assistiam, debatiam, postavam no Twitter, no Tumblr e em blogs sobre a vida dela. Mas então Lydia aprendeu que nem toda atenção é positiva... Depois que seu ex-namorado, George Wickham, aproveitou a fama recém-adquirida de Lydia, traiu sua confiança e destruiu sua reputação, ela não é mais uma garota ingênua e despreocupada. Agora, Lydia terá de batalhar para reconquistar a confiança e o respeito de sua família e encontrar seu lugar no mundo.

Sabe quando você espera muito por algum lançamento e quando este chega você fica numa euforia doida, meio que correndo em círculos e quase morrendo porque o livro não chega na sua casa logo? Foi mais ou menos assim que fiquei quando vi As épicas aventuras de Lydia Bennet. PORÉM, como o presente de Natal tão esperado que acaba se revelando um par de meias eu fiquei muito decepcionada com a leitura.

Em O diário secreto de Lizzie Bennet, Lydia não possui tanto destaque, afinal a história é sobre sua irmã e não faria muito sentido mesmo. Apenas alguns acontecimentos no final que falam mais da personagem, mas isso não foi o suficiente para conhecê-la e criar uma opinião sobre ela. Bom, tendo em mãos o seu livro, eu consegui notar uma coisa: Lydia é extremamente chata.

Eu juro que eu me esforcei para gostar da personagem, mas não deu. Ela é mimada, se acha o centro do universo e tem atitudes completamente infantis. A narrativa em primeira pessoa também não ajudou, porque a todo momento eu imaginava aquela pessoa que de início parece ser super legal, daí ela abre a boca (e nunca mais fecha) e você só fica implorando em pensamento o poder de teletransporte.

A leitura foi muito repetitiva, porque a cada cinco parágrafos, quatro eram sobre o trauma que a protagonista sofreu. Acredito que eu (e o resto dos leitores) já teríamos percebido isso durante as primeira noventa vezes que ele foi citado, não? Existem cenas que valem a pena de ler, mas isso não faz valer a leitura das 294 páginas.

Tudo o que me encantou no primeiro livro não existe neste. Lizzie é um amor de pessoa e acompanhar sua história foi realmente incrível. O mesmo não aconteceu com Lydia. Boa parte disso se deve ao formato egocêntrico que o livro tem, poucas são as partes que apresentam interação com os outros personagens. E quando isso acontece, nem sempre é de forma produtiva, uma vez que é tudo pela impressão da principal e ela nem sempre tem boas opiniões.

Eu passei praticamente o livro todo procurando pela "épicas aventuras" e não encontrei. Dei uma pausa na leitura, fui ler outras coisas para ver se o problema não era comigo, mas nem isso resolveu. Tentei dar uma chance à personagem de Austen que é considerada a mais chata, só que não rolou mesmo.