4 de julho de 2012

[Entrevista] Banda Dancing Flame


Agitando novamente a tag Entrevista, hoje eu trago para vocês uma entrevista feita com a banda Dancing Flame, daqui da minha cidade Volta Redonda.
A Dancing Flame é uma banda de rock muito antiga, e as músicas deles são muito boas. A banda está lançando um novo CD, e promete estar muito bom. A banda é composto por cinco membros, sendo eles: Adriano Oliveira (vocal), Emerson Mello & Glaydson Moreira (guitarras), Rafael Muniz (baixo), Bruno Martini (Bateria).
Confiram a entrevista.

Obs.: O vocalista Adriano Oliveira não participou da entrevista por estar muito gripado.

1- Como e quando surgiu a banda?
EMERSON – A banda começou na verdade com o fim de outra banda da qual eu participei, no caso a FIRELIPS. Os membros remanescentes decidiram continuar e então montamos a banda. Isto foi em 1995 e na época usávamos o nome de DIRTY WOMAN. Com este nome lançamos duas demos tapes que foram bem divulgadas em revistas de rock como Roadie Crew e alguns fanzines gringos, gravamos um vídeo clipe pra TV Rio Sul, participamos de programas de rádio e fizemos bastante shows. Em 2008 resolvemos mudar o nome para DANCING FLAME (nome de uma das músicas da banda) porque apareceu uma banda homônima no México e já com este nome lançamos nosso 1° em 2009.

2- Todos os integrantes atuais da banda são os mesmos do início?


EMERSON – Não. Da formação que gravou a primeiro demo “Strike a Blow!” e fez o primeiro show somente eu continuo na banda.

3- Vocês já passaram alguma situação estranha em show?
EMERSON – Não sei se é estranha, mas engraçada. Em 1998 fizemos um show num festival de rock em São Gonçalo e tocamos a música “Windows for your soul” (nota: faz parte de primeiro cd) que na época era inédita e uma menina na platéia cantou a música todinha!rsssssss....o álcool e a imaginação fazem coisas...





4- O que foi mais difícil que tiveram que enfrentar com a banda?
 GLAYDSON - O mais complicado foi estabilizar a formação. Passamos por diversas mudanças de integrantes nos últimos 15 anos. Ainda que o núcleo das duas guitarras e voz tenha se mantido o mesmo, muitos baixistas e bateristas passaram pela banda, o que sempre atrapalhou muito continuidade dos trabalhos.


5- Vocês já tiveram algum show marcante?
EMERSON – Vários shows foram memoráveis e todos têm a sua importância. Mas pra mim sem dúvida foi o do METAL BATTLE em Março de 2010. Este evento é uma eliminatória para o WACKEN METAL OPEN AIR da Alemanha e nós fizemos um grande show elogiado pelo júri e pelo público e pelo staff da Roadie Crew que lá estava no dia.

6- Qual a canção da banda que vocês mais gostam?

RAFAEL - Acho que de um modo geral nos pegamos bem mais inspirados na canção Follow the Sun, é uma obra de arte.

BRUNO – “Lords of fire”.

GLAYDSON - Gostamos muito de todas, mas se tivermos que destacar algumas: a canção que dá nome a banda, "Dancing Flame", a musica que fizemos o 1º video clipe, "Sleepless Nights" e talvez "Lords of Fire", que foram bastante comentadas no 1o CD. No CD novo já temos algumas muito boas que estão por vir.

EMERSON – É uma pergunta difícil, de qual filho você mais gosta?Tenho um carinho por todas elas, mas realmente algumas se destacam. No primeiro cd eu ficaria com a “Sleepless Nights”, “Lords of Fire” e “Dancing Flame”.





7- Quem compõe as músicas da banda?

GLAYDSON - Não há regra ou método fixo de composição. Na maioria das vezes as músicas surgem a partir de riffs de guitarra meu ou do Emerson ou do Adriano (que apesar de vocal, é um exímio guitarrista). E após a estrutura básica da musica estar pronta, a banda toda trabalha nos detalhes e convenções dos arranjos.
As letras normalmente ficam comigo e com o Emerson.
Mas já surgiram músicas a partir de linhas de voz, letras, e até mesmo de sonhos.




8- Vocês estão lançando um CD novo, conte mais sobre ele.

GLAYDSON - O CD contará com participações de grandes músicos do rock
internacional, e terá uma produção com qualidade de exportação.

EMERSON – A expectativa pra este cd é muito boa visto que desta vez tivemos mais tempo pra compor e agora estamos nos esmerando nos arranjos. Estamos muito satisfeitos com as composições e queremos dar um salto adiante em termos de produção.




9- Qual a maior influência musical da banda?

BRUNO - Variadas. Cada músico tem o seu.  Particularmente é o rush. Em linhas gerais rock clássico e hard rock.

GLAYDSON - O Hard Heavy dos anos 70 e 80. Ainda assim é possível perceber toques de jazz, clássico, blues, rock progressivo, AOR, e até musica étnica.




10- Quais são as próximas metas da banda?

GLAYDSON - Lançar o 2º CD que está em fase de produção. Ainda aguardamos a verba da prefeitura de Volta Redonda referente à premiação do VR do Rock de 2010, em que ganhamos o 2º lugar.




11- Algum recado para quem curte a banda ou que quer montar uma?

RAFAEL - Aos nossos fãs deixo em nome dos "Flames" o nosso agradecimento especial, e que em breve teremos o prazer de compartilhar nosso novo projeto, com garantia de aprovação de todos. Quanto aos que pretendem montar uma banda, vai uma dica: nunca perca o foco e compreenda que "amizade é o que nos torna eternos".

BRUNO - A música ajuda no desenvolvimento mental e intelectual, além de ser uma atividade onde passamos a nos conhecer melhor com maior consciência corporal, bem como, nossas limitações.


E aí pessoal, gostaram da entrevista? Se vocês quiserem conferir o som da banda, acessem o site deles: http://dancingflameband.com/main.php.

Um comentário: