Oi gente, tudo bem? Eu disse ontem que hoje teria resenha, e como prometido aqui estou. Então chega de enrolação e vamos a resenha!
Resenha: Ganhei O Mundo de Vidro em uma promoção realizada pelo Maurício Gomyde, junto com os outros dois livros dele (Ainda Não Te Disse Nada e O Rosto Que Precede O Sonho), eu sempre lia várias resenhas comentando sobre o trabalho do Maurício e sempre ficava curiosa pelos livros dele, então tive a sorte grande de ganhar os três livros, e posso afirmar com toda certeza que os comentários a respeito do autor são verídico.
Em O Mundo de Vidro, Maurício apresenta a história de um casal (sem nome) que não tinha absolutamente nada a ver um com o outro, mas que por uma dessas voltas da vida acaba se encontrando. O que eu mais gostei no livro foi que o autor não precisou usar palavras elaboradas e difíceis para engrandecer a leitura, muito pelo contrário, ele escreve de uma forma bem leve, divertida e a leitura em nenhum momento fica parada ou entediante.
Preciso confessar uma coisa pra vocês, eu não sou uma pessoa que lê os prefácios do livro e eu já ia pulando o prefácio de O Mundo de Vidro, mas não sei o motivo resolvi ler, e sem brincadeira, Maurício me conquistou no prefácio do livro. Eu nunca ri tanto como quando eu li o prefácio, e já percebi de início a forma divertida da escrita do Maurício, que conquistou tantas pessoas.
A história do livro segue a premissa do amor platônico, fórmula já bem batida, mas o autor conseguiu mudar totalmente essa fórmula, adicionando altas doses de sarcasmo e diversão em cada frase, é realmente impossível parar de ler o livro.
O livro começa com um epílogo, com o título de "último capítulo", que já me deixou curiosa pelo resto da história pra tentar entender (e descobrir) o que tinha acontecido. Na virada do ano de 1999, a época em que todo mundo cismou que o mundo iria acabar e todo o blablabla de sempre, o protagonista é apresentado, um cara solitário e que estava passando a virada do ano sozinho, acompanhado apenas pela sua televisão, que exibia a virada do ano em várias cidades. A construção do personagem é muito boa, eu consegui desenvolver uma empatia por ele, e em alguns momentos me identifiquei com ele, afinal quem nunca se sentiu sozinho?
"Morava sozinho. Sabia o nome de cinco pokémons. Era sozinho"Em meio a frases com a citada acima, a história se constrói, muitas vezes com um humor pastelão, mas eu acredito que isso deu uma leveza ao livro. Quando o protagonista conhece a sua amada, ou pelo menos é o que ele pensa, afinal se apaixona por ela à primeira vista e já começa a fazer planos com ela, imaginando a vida juntos, e tudo mais. A história fica ainda melhor com os devaneios do protagonista em relação a menina, o seu embaraço quando tem que conversar com ela e as suas "saídas pela tangente" quando uma pergunta é feita.
O interessante do livro é que, apesar de ser um romance, não é cheio de esterótipos, ou o famoso "romance água-com-açúcar", e aí que entra a parte de um livro sendo escrito dentro de outro livro. Seria paradoxal se não tivesse sido bem desenvolvido, e a partir daí tudo começa a se relacionar, a história do livro com a história que ela começa a receber por e-mail, levando a um final muito bonito e bem feito, mas o que acontece vocês tem que ler para descobrir.
Autor: Maurício Gomyde
Ano: 2011
Editora: Porto 71
Valor: R$19,90 (livro físico) e R$5,90 (e-book)
Avaliação: Excelente!
Aproveita para participar da promoção que o autor está realizando e concorra aos seus três livros e um Galaxy Tab! http://www.mauriciogomyde.com/p/participe-da-promocao-clicando-aqui.html
Parece ser legal. Fiquei curioso hahaha
ResponderExcluirNossa já quero ler este livro. kkkkkk
ResponderExcluirAchei super interessante, parabéns pela resenha. Falando nisso a sua resenha me conquistou. rsrsr
Blog Amor literário: http://fernandabizerra.blogspot.com.br/
Beijokas!
Oi Ananda, eu passei muito mico por conta deste livro, pois o li no metrô e não conseguia segurara a risada, ainda rio quando lembro do papagaio...
ResponderExcluirBjs, Rose.