5 de novembro de 2012

[Resenha Dupla] Jogos Vorazes #1


Essa é uma resenha dupla, feita por mim e pelo colaborador João, as partes em roxo são minhas e as em azul são do João.


Em um futuro onde a América do Norte não existe mais, um novo continente foi criado, Panem, onde a população vive separada em distritos. Após uma revolução em um dos distritos, o extinto distrito 13, a Capital de Panem criou os Jogos Vorazes, uma competição onde um casal de cada distrito é escolhido para lutarem por suas vidas e conseguir a vitória para o seu distrito. Tudo ia muito bem para a Capital até o momento em que Katniss Everdeen se voluntaria como tributo do distrito 12, após sua irmã Prim ser escolhida. Junto com Peeta Mellark ela parte para a Capital, onde é preparada para a batalha.

Eu era uma das pessoas que torcia o nariz para Jogos Vorazes, achei que seria apenas mais uma “modinha literária” e que logo o sucesso passaria, mal sabia eu o quanto eu estava enganada. Suzanne Collins conseguiu criar uma história consistente, mostrando a luta pela sobrevivência de Katniss e Peeta, assim como toda a história entre eles.
Mais do que uma “modinha literária”, Jogos Vorazes é um romance que mostra situações que nós vivemos hoje e às vezes não damos a devida atenção, como a fome no mundo. Sendo assim, ele é um livro para se refletir sobre a atual sociedade, mostrando uma história muito bem trabalhada por Suzanne Collins.
Ao longo do livro nós vamos descobrindo mais dos personagens, seus sentimentos e pensamentos. O livro é narrado em primeira pessoa, por Katniss, e mostra claramente como Katniss é uma sobrevivente nata, acostumada a caçar na mata para a sobrevivência da sua família, não mede esforços para ajuda-los.
Peeta, por outro lado, vem de uma família com uma situação um pouco melhor que Katniss, e mesmo assim ele não é esnobe. Logo em sua primeira entrevista na Capital, ele revela que sempre foi apaixonado por Katniss, modificando toda a história já preparada pela Capital pelos Jogos, e mudando todo o curso dali em diante.
Mas como triângulo amoroso está na moda, Katniss fica confusa com seus sentimentos por Peeta, por que enquanto ela está lutando para sobreviver nos Jogos, seu melhor amigo, Gale está do outro lado da tela esperando por ela. Por esse motivo Jogos Vorazes foi lançado como “o novo Crepúsculo” mesmo não sendo igual em praticamente nada.
Os Jogos, como já diz o nome, são realmente vorazes, sangrentos, e muitos dos participantes não se importam se estão matando amigos ou inimigos, a única coisa que importa na arena é vencer, independente do que você faça. O livro tem cenas emocionantes, como uma envolvendo Katniss e outra competidora, Rue, que é bem tocante.
Você começa a ler pensando que as coisas vão melhorando com o tempo, mas elas vão ficando mais complicadas e mais difíceis de lidar, como aliados, traidores e idealizadores dos jogos tentando te matar. E nem nos momentos finais a situação melhora, mais uma vez fazendo Katniss ficar com o peso sobre os seus ombros.
O final do livro é inesperado e surpreendente. Eu admito que adorei o livro e me tornei fã da escrita de Suzanne, ela escreve num ritmo tão acelerado que fica impossível parar a leitura antes de chegar ao fim, eu li a trilogia completa em duas semanas, daí vocês já podem imaginar como realmente é.
Eu recomendo esse livro à pessoas de todas as idades, porque é uma leitura fácil e prazerosa, deixando você curioso a cada pagina e não deixando você parar de ler enquanto não chegar no final.
Jogos Vorazes foi um livro que me surpreendeu, foi mais do que eu esperava e totalmente diferente do que eu imaginava, é um livro que vale a pena ser lido e tem o seu mérito pelo sucesso.


12 comentários:

  1. Ah, não conheço ninguém que não tenha gostado de Jogos Vorazes, até meu irmão que NUNCA pega um livro pra ler, amou! rsrs
    Gostei da resenha dupla, acho legal pq fica dinâmico ;)

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha dupla, Jogos Vorazes realmente chegou para chegar, e o livro é realmente bom! Veio da onda Harry Potter, que é sucesso com uma história verdadeira, boa, e bem escrita, e não de ondas como Crepúsculo ou 50 Tons (desculpa se alguém ai é fã, mas).
    Não gosto dessas comparações, sei que são livros completamente diferentes, só estou falando que o conteúdo fez por merecer todo o sucesso!
    O filme também não me decepcionou, assim que vi pela primeira vez fiquei com muita vontade de ver ele todo de novo.

    ResponderExcluir
  3. Não li o livro, confesso. Mas movida pela curiosidade, assisti ao filme e gostei bastante. Fui imaginando uma coisa e me deparei com outra completamente diferente! A história é bem amarrada e a leitura deve ser infinitament melhor, já que os filmes nem sempre conseguem trazer todo o entusiasmo da leitura para a tela.
    Não gostei do Peeta, achei ele um interesseiro - já que era fraco para lutar e decidiu se apoiar em Katniss para se dar bem. Porém, mais uma vez insisto, como não li o livro, o filme pode ter passado menos informações sobre o personagem, então nem posso opinar tanto assim no comportamento dele!
    Ótima resenha, adorei. Bora comprar os livros então, ne? Estão em promoção do Submarino hoje.

    ResponderExcluir
  4. Ananda, eu também torcia o nariz para Jogos Vorazes. Peguei na mão várias vezes na livraria, olhava pra sinopse e dizia "credo! como tanta gente pode gostar disso?". Bom, tive que engolir minhas palavras. Me apaixonei instantaneamente por Jogos Vorazes, e devorei a série rapidinho também. Nem me lembra da cena da Rue, que já fico engasgada... linda demais!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  5. Ananda, sua linda.
    Olho para a capa do livro e penso PQP que coisa feia, sério. HSAUHASUASUAHSUAS.
    Quem sabe né? Eu consiga comprar e ler, mas por hora será difícil.Todos dizem que é bom e tudo mais, prefiro por enquanto ficar na minha.

    ResponderExcluir
  6. Eu comprei o box da série na americanas esses dias por R$ 60, só vou terminar O Poder dos Seis e vou começar. Amo as capas, deve ser as minhas preferidas hahaha Os pássaros em alto relevo são ótimas.

    ResponderExcluir
  7. Eu fui ao cinema ver o filme com baixissimas expectativas, e sai do cinema chocada! Tive que baixar os livros para ler, ja q na época eu nao tinha dinheiro!
    Concordo com vcs, o livro é muito bom, muito tenso e imprevisivel!
    Adorei a resenha dupla! E a ideia da semana especial! Parabéns! =D

    ResponderExcluir
  8. O livro é perfeito cheio de surpresas... só não li mais rápido pq era final de matéria na faculade... mad quando dava ficava até as 4 da.manhã lendo...

    ResponderExcluir
  9. Ananda o que falar da sua resenha hein... simplesmente adorei, devo confessar que ainda não li essa série, mais não é por falta de vontade, pois a algum tempo eu estou louca para lê-lo, o problema mesmo é a aquisição deles rsrs...
    Com certeza irei lê-lo pois quero tbm assisti ao filme né.
    Meus parabéns pela belíssima resenha, simplesmente adorei.

    ResponderExcluir
  10. Acho a história, apesar de maluca, bem legal por levantar algumas reflexões. Bem, é voltada para adolescentes e jovens adultos, então acho que meu filho gostaria de ler. Já viu o filme e gostou muito.

    ResponderExcluir
  11. Adorei o livro! Ele toca em pontos que estão presentes em nossa sociedade ou já estiveram ao longo da história, nos faz pensar sobre o que queremos do futuro. Adorei a resenha! Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Assisti ao filme e sinceramente não gostei muito, mas quero ler o livro pra ver se com os detalhes a historia fica melhor. espero que ele me surpreenda como surpreendeu vc.

    ResponderExcluir