7 de novembro de 2012

[Resenha Dupla] A Esperança (Jogos Vorazes #3)


Essa é uma resenha dupla, feita por mim e pelo colaborador João, as partes em roxo são minhas e as em azul são do João.


No terceiro volume da trilogia, Katniss e Peeta tem de lidar com os novos perigos, após uma fuga inesperada da arena do Massacre Quartenário, uma rebelião se instaurou em Panem, abrangendo a quase todos os distritos. O distrito 12 foi destruído após uma explosão e foi descoberto que o distrito 13 nunca foi exterminado, pelo contrário, eles são o centro da rebelião. Katniss se encontra mais uma vez fragilizada e agora que Peeta foi capturado pela Capital, ela se encontra mais desorientada.

Nesse livro Katniss estava totalmente desequilibrada e fragilizada pelo que houve na arena e sem notícias de Peeta, ela se encontra sozinha. Após aparecem gravações de Peeta na Capital sendo entrevistado, uma chama se acende novamente dentro da garota e ela decide se apresentar como o tordo, o símbolo da revolução.
Após isso, Katniss vai literalmente à luta e mostra a mulher forte e decidida que é. Só que ela ainda está com o seu coração dividido entre o garoto do pão e o seu melhor amigo, mas ela não pode ficar pensando nisso, já que tem uma Revolta para comandar.
A Esperança é, sem dúvida, o desfecho perfeito para a história. O livro apresenta doses certas de humor, romance, ação e drama, todos bem encaixados, tornando a história irresistível. Não é o meu livro preferido da série, mas Suzanne conseguiu fechar todas as pontas soltas dos livros anteriores.
Suzanne Collins segue a linha dos outros livros e continua surpreendendo os leitores até no final do livro, dando um encaixe perfeito e mostrando como a história foi muito bem pensada e trabalhada.
O livro mostra bem o estado de Katniss e como ela apoiou durante todo esse tempo em Peeta, a rebelião está mais forte do que nunca e está começando a atingir a Capital. O livro apresenta uma história muito bem elaborada, após conseguirem resgatar Peeta, o estado em que ele se encontra é muito ruim, ele foi torturado até chegar a um ponto em que acha que Katniss é uma bestante.
Eu me surpreendi demais com a guerra, porque espera algo mais leve, pensava que seria retratada de outra forma pela autora. Mas só que nada foi poupado e vemos Katniss mais forte do que nunca, lutando contra tudo e todos. E ela ainda ajuda Peeta a se relembrar do seu passado.
Eu gostei muito da história e de como ela foi levada, claro que tiveram algumas partes que eu achei desnecessárias, mas ao fim de tudo elas se encaixaram quase que perfeitamente. O livro tem partes muito emocionantes, como uma que acontece na Capital, quando Katniss e Gale estão fugindo e um ataque acontece em frente à casa do presidente Snow, admito que foi uma das poucas partes que me fizeram chorar feito um bebê quando eu li.
Quando finalmente acabei os três livros fiquei muito triste, porque eu queria mais história, mas como tudo o que é bom duro pouco, A Esperança foi o final perfeito para a trilogia, e só deixou a desejar no epílogo. Mas mesmo assim, recomendo o livro a todas as pessoas, porque você acaba aprendendo muito com a história de nossa querida Katniss Everdeen.
O desfecho da história é satisfatório, e fica claro que Suzanne planejou toda a história desde o início, porque no fim tudo se encaixa. Uma parte que eu achei um tanto desnecessária foi o epílogo, pois deu um tom de continuação a história, que acabou de uma forma excelente.

Confira a programação da Semana Especial Jogos Vorazes aqui: http://www.entrelinhascasuais.com/2012/11/semana-especial-jogos-vorazes-trilogia.html

9 comentários:

  1. Essa parte em frente à casa do presidente Snow... dá vontade de matar a autora, como ela foi capaz de escrever aquilo? No mais, achei o final perfeito pra série também, não me decepcionei nem um pouco. Acho que a Katniss não podia ter agido de outra forma. E eu não tenho nada contra o epílogo não, deu uma suavizada na minha ira... rs...

    ResponderExcluir
  2. Eu nem estou lendo as resenhas, desculpa, mas é que eu já li a sinopse dos três e fiquei ":o", mas logo que terminar cada um veio ler a resenha de todos hahaha :D

    ResponderExcluir
  3. Esse sim é meu preferidoooo!
    Suzane é crueel, caaraa! Juro, eu tive que ler aquele trecho umas quatro ou cinco vezes... Ninguém faz aquilo... Nunca achei que algum escritor tivesse essa coragem! E quando a ficha caiu, eu chorei, mee como chorei! Por tudo, pela Kat, pela situação, pelo absurdo, por raiva... Ao mesmo tempo que todas as situações horrorosas aconteciam, a dúvida com Peeta, as perdas dos tributos na guerra... Eu realmente admirei a escritora nesse livro, pq eu acho que mais dificil que escrever bem, é matar personagens, mesmo que isso doa, para que a história faça sentido. Tudo, a situaçao de Peeta, toda a guerra, a verdade sendo escondida dos moradores de capitol... tudo perfeito! E o final? O melhor de todos! Hahahaha!

    De novo, parabéns pelas resenhas! Adorei, só achei que as cores me confundiram um pouco... vcs deviam usar cores mais diferentes, pensando nos daltonicos, poxa! Hahaha!

    Até =D

    ResponderExcluir
  4. Apesar de tbm ter chorado como um bebê na parte do atentado... acho que foi fundental paravum desfecho tão bom quanto o resto da hist história... deu mais força a Kat pra ela fazer o que era nescessário e ver quem realmente era a parte 'certa' da história... a história foi fenomenal e quando a Kat ajuda o Peeta a relembrar foi super fofinho e perfeito

    ResponderExcluir
  5. OOo meu DEUS, o que faço com essa vontade louca de ler essa série, depois de ter lido as suas 3 resenhas eu já estou apaixonada pela série, nos personagens me cativaram, a história me encantou, estou completamente envolvida pela história, vou ter comprar logo viu, vou pedir de aniversário rsrs... Espero me emocionar tbm com esse livro.
    Meus parabéns mais uma vez pela resenha encantadora, vc conseguiu fazer com que antes mesmo de eu ler eu me sinta viciada na série rsrs...

    ResponderExcluir
  6. Nossa coitadinho do Peeta to louca pra ler esse livro. Realmente a história é surpreendente como a steph fala na contra-capa do primeiro livro.

    ResponderExcluir
  7. Não li nenhum, nem pretendo, confesso. Porque não é o meu estilo.
    Mas preciso render glórias à autora por conquistar tantos fãs, fazer as filas dos cinemas crescerem com as adaptações dos seus livros e ser esse fenômeno que arrasta adolescentes e jovens adultos. Ela já se tornou querida dos leitores desse tipo de livro e espero que traga novas aventuras.

    ResponderExcluir
  8. Amei a esperança, talvez até mais que os demais, quis morrer com o que eles fizeram com o Peeta!E o fim como puderam matar ela! Um livro com um desfecho inesperado e muito bem escrito. Amei a resenha, parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Não tenho muito o que dizer alem de que estou anciosa para ter e ler essa trilogia !

    ResponderExcluir