11 de setembro de 2012

[Resenha] Uma leitura para refletir sobre tudo, principalmente sobre o amor e o perdão

Olá pessoal, hoje eu trago a resenha de mais um livro da autora Lycia Barros, e mais uma vez foi uma leitura sensacional. Eu já resenhei outro livro da autora aqui no blog, A Garota do Outro Lado da Rua, mas Uma Herança de Amor tem um tom mais adulto e é uma leitura excelente.


Sinopse: Amanda é uma jovem de 23 anos que foi criada pela avó materna, vivendo no Rio de janeiro, e que passou a vida com uma grande lacuna em relação à lembrança dos pais. Devido a esse hiato de memória, ela atravessou um período de revolta na adolescência, onde trouxe grandes aborrecimentos a sua tutora, que infelizmente acabara de falecer, devido a um súbito câncer. Em seu testamento, a avó pede que Amanda encontre-se com a mãe e permaneça ao lado dela durante trinta dias antes que tome posse de sua herança. E, em homenagem a figura materna que a mesma representou, muito a contra gosto, a neta a obedece. Porém, a única coisa que Amanda sabe sobre a mãe, é que ela era uma alcoólatra e que por isso passou muito tempo vivendo em uma clínica de recuperação. Sobre o pai, Amanda só sabe que o mesmo está morto.
Nesse reencontro turbulento, muitas coisas irão acontecer. Em choque, Amanda reencontrará sua mãe recuperada, morando no pequeno município de São Lourenço e vivendo com sua nova família. Profundamente magoada, Amanda desejará descobrir por que nunca foi procurada por ela. E, para piorar, se apaixonará por um homem que poderá mudar todos os planos que ela havia traçado. 
Será que Amanda conseguirá conhecer o poder libertador do perdão? 

Resenha: É sempre ótimo ler um livro da Lycia Barros, a autora tem uma escrita leve e nunca deixa a leitura cansativa. Em Uma Herança de Amor não é diferente, eu me encantei pela história e os personagens, todos bem construídos e parecendo pessoas de verdade, não apenas uma ficção.
O livro conta a história de Amanda, que após perder a avó materna se vê obrigada a ir passar um tempo com a mãe, para cumprir o desejo de sua avó no testamento e assim tomar posse da sua herança, mas o que Amanda não previa era como essa viagem a mudaria.
Eu me encantei com Amanda, a personagem é, acima de tudo, humana e foge ao conceito de mocinha sofredora, ela é uma pessoa forte e persistente, apesar de no início parecer um pouco arrogante, mas tudo muda. Eu achei o encontro dela com o mecânico quando seu carro estragou muito engraçado, mas além disso já fica claro o início do romance.
"Obrigada, mas a melhor coisa sobre o futuro é que ele vem um dia de cada vez. Amanhã eu sei que estarei por aqui, vamos ver o que acontece em seguida." (pág 110)
A personagem que mais me encantou no livro sem sombra de dúvida foi Ivy, a irmã mais nova de Amanda (que nem ela sabia que tinha), ela é uma criança muito inteligente e todo o ar infantil que ela trouxe ao livro serviu para amenizar a tensão entre Amanda e a sua mãe, Janine.
Não posso deixar de comentar sobre os gêmeos, Rafael e Adam, um é totalmente diferente do outro, e o relacionamento de Amanda com Adam é o mais puro e verdadeiro possível, mesmo ele sendo (nas palavras de Amanda) um bronco.
A narrativa do livro é ótima, eu não consegui parar de ler até chegar ao fim e quando cheguei tamanha foi a minha surpresa ao saber que terá uma continuação, e eu amei saber disso. Uma Herança de Amor me deixou refletindo muito, sobre o significado do amor, do perdão e da família, Lycia soube representar muito bem uma família amorosa e de boa índole, apesar dos problemas inevitáveis.
A presença da avó de Amanda, mesmo que por cartas e memórias, é emocionante e eu não pude evitar as lágrimas ao ler a carta que dona Sandra escreveu para Amanda, não tenho palavras para descrever, só lendo que vocês irão entender.
"Quero que me perdoe, querida. Creio que cometi muitos erros e um deles foi não ter sido sempre sincera com você. [...] Mesmo assim, me perdoe. Não deveria ter escondido nada de você, ainda mais algo tão valioso."
A diagramação do livro é excelente e eu não me lembro de ter encontrado nenhum erro de revisão. A Ágape está de parabéns! Se eu recomendo Uma Herança de Amor? Claro, leiam o livro pra ontem, vocês não irão se arrepender! A história é excelente, mais um livro da Lycia que entrou para a minha lista de favoritos, e parafraseando a presidente do fã clube do Nicholas Sparks: "Esse não é só o melhor livro da autora, é o melhor romance que li esse ano.".

Autora: Lycia Barros
Editora: Ágape
Ano: 2012
Páginas: 314
Valor: R$ 22,00 a R$32,00
Avaliação: Favoritado

Um comentário:

  1. Bom dia :)
    Parece ser um livro interessante com lição de vida e tudo mais *-*
    Acho que foi a primeira resenha que li >.<
    Meus parabéns :)

    Beijos e cuide-se

    Rimas do Preto

    ResponderExcluir