Vocês pediram e hoje eu trago a resenha de "O Inverno das Fadas", da autora Carolina Munhóz. Eu gostei muito do livro e espero que vocês gostem da resenha. Eu não tinha lido nenhum livro da autora, apenas conhecia seu trabalho no Potterish, mas gostei muito do jeito que ela escreve.
Sinopse: Existem pessoas normais em nosso planeta. Homens e mulheres simples que nascem e morrem sem deixar uma marca muito grande ou mesmo significativa na humanidade. Mas existem outros que possuem talentos inexplicáveis. Um brilho próprio capaz de tocar gerações. Como eles conseguem ter esses dons? De onde vem a inspiração para criar trabalho maravilhosos? São cantores com vozes de anjos, artistas com mãos de criadores e escritores imortais. Existe uma explicação para isso. Sophia é uma Leanan Sídhe, uma fada-amante, considerada musa para humanos talentosos. Ela é capaz de seduzir e inspirar um homem a escrever um best-seller ou criar uma canção para se tornar um hit mundial. A fada dá o poder para que a pessoa se torne uma estrela, um verdadeiro ícone, ao mesmo tempo em que se aproveita da energia do escolhido para alimentar-se. Causando loucura. E morte.
Resenha: Comecei a ler O Inverno das Fadas meio desanimada por ter visto tantas críticas (negativas) do livro, mas já de início de me encantei com a história da fada Sophia. Ao contrário do que muita gente não gostou, eu adorei as referências musicais e do mundo pop, e reconheci a maioria dos "personagens" citados, como Kurt Cobain e Amy Winehouse.
Eu achei Sophia um doce de pessoa, ou de fada, e adorei a forma como ela foi apresentada, frágil e forte ao mesmo tempo, mas sem perder o carisma. E como não se apaixonar por William Bass? O escritor é doce com as palavras e é possível perceber já de cara que o amor entre os dois é verdadeiro, e que William não desistiria tão fácil de Sophia.
"Eu nunca iria querer estar em outro lugar que não fosse ao seu lado. Promete nunca mais pensar o contrário?" (pág 42)
Ao longo do livro nós vamos descobrindo a profundidade do romance dos dois e como isso faz com que Sophia sofra. William é muito talentoso e carismático, e tem uma parte no livro entre os dois que eu achei linda (e não vou citar aqui pra não estragar a surpresa), mas teve um significado imenso para Sophia e suas marcas.
Outros personagens vão surgindo na história, como o avô de Sophia, Arawn, o governador de um dos locais onde os Sídhes vivem, Annwn. Eu gostei do personagem, apesar dele ter de ser firme por ser governador, ele é doce com Sophia. Para falar a verdade, eu achei quase todos os personagens doces, o livro como um todo é ótimo de se ler, tem uma narrativa que não me deixou desprender a atenção e eu me encantei por Sophia e William.
A personagem mais chata da história é Louise, uma garota que se veste como gótica e tem uma paixão por William. Eu achei a personagem muito chata e entediante, e acho que foi isso que a autora queria passar, sem falar que ela problemática ao extremo.
O Inverno das Fadas é lindo, encantador, repleto de doçura, mas tem umas partes mais obscuras que combinaram perfeitamente com o clima do livro e o que Sophia representava por ser uma Leanan Sídhe. O nome dos capítulos são todos trechos de música, e eu conhecia a maioria delas, por isso achei que combinava com os capítulos e o que acontecia neles.
"Sophia levou um susto, pois sentiu o poder do olhar do padre. Sabia que ele a havia enxergado e percebeu a sabedoria nas palavras dele." (pág 195)O livro tem uma grande reviravolta, isso é decisivo para decidir o caminho do relacionamento de Sophia e William e as consequências com que ambos terão de lidar. O padre e o avô de Sophia tem grande importância nessa parte do livro, e eu achei essa parte muito bem elaborada.
A diagramação do livro é simples, mas bonita e delicada, não me recordo de ter achado erros de revisão e a capa do livro é linda (foi a que eu votei para ser escolhida hehe). O Inverno das Fadas é um livro romântico, mas que me deixou pensando nas loucuras que os artistas fazem pela fama e na existência de Leanans Sídhes, vai ver elas realmente existem né? Eu super recomendo a leitura!
Autora: Carolina Munhóz
Editora LeYa
Ano: 2012
Páginas: 299
Valor: R$19,40 a R$26,90
Avaliação: Excelente!
Eu também votei nesta capa e acho legal quando um livro dividi opiniões.
ResponderExcluirQuero ler como você etirar minhas próprias conclusões.
Bjs, Rose.
Eeeeeeeeeeeeeeeeeee! Mais uma que se encantou pela Sophia!!!
ResponderExcluirExcelente resenha Nandinha!!!
Beijos,
Nica
Oie querida =)
ResponderExcluirtenhooooooooooooooo esse livro |õ|
sei que irei ler esse ano mais não sei quando afinal estou com uma penca de livros aqui srrs mais estou muito ansiosa para ler e espero coisas boas a respeito dele.
Sobre resenhas negativas, confesso que não cheguei a ler e que essa é a segunda que leio desse livro =)
Beliscões