16 de agosto de 2012

[Resenha] Um clube onde dormir não é permitido

Olá pessoal, mais uma resenha para vocês, dessa vez de um livro que eu achei incrível, Clube da Insônia, do cantor Tico Sta Cruz.

Sinopse:

Na noite, a fúria e a paixão se encontram. O submundo emerge às ruas, evocando gente esquecida que não tem vez nem voz e perambula pela cidade em busca de luz. A noite também é a casa da diversão sem hipocrisia, da embriaguez, da luxúria, das angústias e das reflexões de quem não consegue adormecer antes de a loucura se recolher novamente aos seus abrigos diurnos. De olhos bem abertos, o músico Tico Santa Cruz, líder da banda Detonautas Roque Clube, leva o leitor a um mergulho na escuridão para compartilhar seus medos e seu inconformismo, em textos viscerais que pulsam do início ao fim, madrugada adentro, até o sol nascer.

Resenha:


Eu já tinha conhecimento que o Tico escrevia por ser seguidora dele no twitter, e visitava o blog dele, também chamado de Clube da Insônia. Meu primeiro contato com um livro do Tico Sta Cruz foi em um livro não publicado chamado Pólvora, Sexo e Chumbo, que eu já resenhei aqui no blog.
Tico tem uma forma de escrever que te envolve do início ao fim e, consequentemente, você não consegue parar de ler até chegar ao fim do livro. Eu sempre gostei de crônicas, muitas vezes elas são melhores que um livro com uma história ruim.
Clube da Insônia é dividido em duas partes, na primeira Tico fala sobre sua vida pessoal, sua adolescência, descoberta do amor, com texto que fluem rápido e que são divertidos. Da primeira parte os meus preferidos são: Eu vi você, Carta a mim mesmo, Das coisas que mudam o mundo e O agora não pode ser depois. Os outros textos também são ótimos, mas esses foram os que mais me tocaram.
Além de crônicas, o livro também tem poesias, todas bem arranjadas e que dão inveja a qualquer um que queira escrever poesias um dia, eu escrevo alguns poemas e, posso não ser especialista mas, eu sei como é difícil você fazer um verso que não soe batido ou repetitivo, e Tico consegue colocar os seus sentimentos no papel com uma facilidade visível.
"Pense nisso!Você pode ser esta pessoa para alguém.E se alguém for esta pessoa para você.Tenha certeza de que vale a penadescobrir se vale a pena." 
Já na segunda parte do livro, Tico critica a sociedade, seus problemas sociais e culturais e, principalmente, a política. Eu me considero uma pessoa apartidária mas, nem por isso, deixo de acompanhar notícias sobre política e sou aberta a qualquer tipo de opinião viável. O que Tico fala no livro é, na minha opinião, a mais pura verdade, ele consegue expressar a sua revolta contra um governo que não dá assistência suficiente para quem necessita e com a ajuda da mídia, o governo faz o que bem entender.
A maioria dos jovens de hoje são alienados pela mídia, seja lá pelo que for, às vezes o filho que recebeu carinho e atenção se enverada por um caminho diferente apenas por "diversão", como muitos fazem. O que eu vejo presente em algumas pessoas com quem eu convivo é esse sentimento de repressão do governo, é o querer mudar mas não ter meios de fazer isso. Felizmente já é possível observar uma mudança em alguns jovens, é pequena mas todas as coisas grandes começaram pequenas em um dia.
Eu me diverti muito com um texto dessa segunda parte, A visão do gato, que Tico escreveu como se fosse o seu gato pensando e ele mesmo critica a sociedade e sua alienação. Outro texto muito bom é Direto da redação, no qual Tico deixa claramente visível o seu pensamento sobre o que se passa nas mídias e veículos de comunicação, e eu concordo com a sua visão.
O livro como um todo é excelente, a segunda parte apesar de se tratar de críticas à sociedade tem o diferencial poético que nos faz pensar além. A diagramação do livro também é excelente, eu fiquei apreciando as ilustrações ao final e início de cada texto, e elas são belíssimas. A Belas-Letras fez um excelente trabalho com Clube da Insônia. E eu, com certeza, recomendo a leitura.

Autor: Tico Sta Cruz
Editora: Belas-Letras
Ano: 2012
Páginas: 103
Valor: R$22, 90
Avaliação: Excelente