6 de agosto de 2012

[Resenha] Mais magia e uma história menos convincente

Olá pessoal. Hoje eu trago a resenha do segundo volume da série Círculo Secreto, A Prisioneira, da autora L.J. Smith. Eu achei o primeiro  livro da série melhor do que esse, embora o segundo também seja bom.

Sinopse:

Cassie é chantageada por Faye para roubar a poderosa Caveira de Cristal, e, por acidente, as duas liberam uma força maligna, que Cassie acredita ser responsável por vários assassinatos que imitam os torturosos atos dos julgamentos das bruxas de Salem. Enquanto isso, o Círculo chega à um ponto crucial na história, no qual deve ser escolhida uma nova líder, e, com Faye ameaçando revelar os segredos mais profundos de Cassie, pode significar desastre para todos os envolvidos.





Resenha:

A Prisioneira me surpreendeu de muitas formas, minha avaliação em relação a ele é média. O início do livro é bem parado, até meio entediante, mas depois de certos acontecimentos ele consegue prender a atenção.
A base do livro é a chantagem que Faye faz com Cassie e como isso reflete em Cassie. A menina se encontra em estado total de negação e isso fica muito claro nos pensamentos dela, a autora consegue nos colocar dentro da mente de Cassie e entender os sentimentos dela.
O interessante desse livro é a importância dada a Nick, que até então era um personagem de retaguarda. Nesse livro nós pudemos ver que não é bem assim. Nick, apesar do jeito calado e meio rude, é uma pessoa boa que até ajuda Cassie. O livro ainda tem várias partes engraçadas, como as meninas do coven arrumando Cassie para o primeiro baile dela, e a tentativa de Cassie de convidar Nick para o baile de Halloween.
Como se não bastasse toda a chantagem de Faye, Cassie ainda tem que lidar com o juramento que ela e Adam fizeram, e que nenhum parece ser capaz de cumprir. Faye, claro, se aproveita disso para chantagear mais ainda Cassie. O mistério central da trama é o poder da Caveira de Cristal que pertenceu a Black John (eu ainda prefiro o nome John Blackweel da série de TV) e o que esse poder é capaz de fazer.
Cassie descobre a relação da caveira com os assassinatos da cidade em uma "excursão" que ela faz a um museu com os irmãos Henderson. Confesso que, apesar de Chris e Doug serem "bad boys", eles são engraçados e a parte antes da visita ao museu é engraçada, embora meio assustadora.
Eu gostei de ver uma mudança em Cassie, no primeiro livro ela fazia a linha boa moça e que só iria fazer mágica para o bem, nesse segundo livro ela passa por uma transformação poderosa (em parte por causa da Faye) e que pode ser o que vai guiá-la no final da trilogia e em suas escolhas. Ela finalmente encontra seu cristal de trabalho, mas a forma como ela encontra e o significado real do cristal são bem estranhos, ainda mais porque o cristal opera em favor da transformação dela.
Nesse livro também é mostrada a votação para líder final do coven, é uma votação surpreendente e mostra bem o poder que Faye tem em cima de Cassie. 
O final do livro é bom, meio triste por causa de um acontecimento, mas tem partes reveladoras, vindo principalmente da avó de Cassie. Eu achei o livro mediano e é preciso um pouco de paciência no início dele, pois os acontecimentos se desenvolvem de forma lenta, mas mesmo assim eu recomendo a leitura.

Autor: L.J. Smith
Editora: Galera Record
Ano: 2012
Páginas:  238
Valor: R$20,00 a R$30,00
Avaliação: Bom

6 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Curti sua resenha e mesmo ainda não tendo lido o primeiro livro da série e vc considerando o livro como médio, eu fiquei com vontade de conferir a estória ^^
    Parabens pela ótima análise do livro!
    Beijos, linda semana =*

    @morenalilica
    Doce Insensatez

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lílian, o primeiro livro é muito bom, e vale a pena ler. O segundo também é bom, mas me desanimou um pouco, mas eu ainda vou ler o terceiro!
      Obrigada!
      Beijos

      Excluir
  2. Parabéns pela analise do livro!

    http://algunsdisparates.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Estou com a Lilian, hehe. Não li o primeiro livro e mesmo você dizendo que é medio, também me interessei. Como é o nome do primeiro livro?
    Parece ser super legal, eu amo historias assim.
    Beijos! Amei o blog ^^
    www.expressodenarnia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda (quase o meu nome haha)
      Como eu disse para a Lílian, o primeiro vale muito a pena ler, e ele te deixa curiosa pro segundo, só que eu esperava mais.
      O primeiro livro chama "A Iniciação" tem resenha dele aqui: http://entrelinhascasuais.blogspot.com/2012/07/resenha-ate-onde-magia-pode-te-levar.html

      Beijos

      Excluir