16 de junho de 2012

[Resenha] Desenrola - Juliana Lins e Rosane Svartman


Olá pessoas! Mais uma resenha para vocês, o livro da vez é o Desenrola que eu ganhei no blog Way To Happiness. Eu já tinha visto o filme, e gostei muito da história.

Sinopse:

Priscila tem dezesseis anos e é uma garota normal, mais normal do que gostaria. Mora com a mãe, que viajou a trabalho por vinte dias, deixando a casa pela primeira vez só para ela. É nesse curto espaço de tempo que sua vida passa por grandes mudanças, da perda da virgindade até começar a gostar de alguém que, pela primeira vez, também vai gostar dela. Escrito a partir do roteiro do filme de mesmo nome que estreou em janeiro de 2011, Desenrola é uma divertida e emocionante comédia romântica adolescente, contada por essa menina que morre de medo do mar mas não pensa duas vezes antes de mergulhar nas aventuras mais doidas. É no meio de uma confusão de hormônios, sentimentos e expectativas que tudo rola.... E se desenrola!

Resenha:

Como eu já havia visto o filme, eu já estava familiarizada com o livro, mas ler as palavras que eu vi em filme foi muito bom. O livro começa com Priscila narrando a viagem de sua mãe, Clara, tudo isso em pensamento, super irônicos por sinal, e numa narrativa super divertida.
Aos poucos nós vamos conhecendo a história de Priscila, sua paixonite pelo irmão mais velho de uma colega de sala, seu melhor amigo, Caco, e suas frustrações e medos. A forma que o livro foi escrito deixa o leitor sentindo como se a protagonista estivesse falando com ele, o que é uma coisa muito legal.
Tudo muda para Priscila quando, em um trabalho de escola, ela se vê num grupo com Caco, Tize (a irmã dO Cara) e Boca. O grupo não poderia ser mais estranho, e é engraçado ler a primeira reunião deles, com suas personalidades diferentes, tudo isso com as legendas da Priscila.
Decidida a mudar todos os aspectos da sua vida enquanto sua mãe viaja, Priscila começa a correr atrás dO Cara, também conhecido como Rafa, o surfista e irmãos mais velho de Tize mais desejado pelas meninas do primeiro ano. A partir desse ponto que se "desenrola" a história, envolvendo um quase assalto e um amasso no sofá da casa de Priscila que não saiu como o planejado.
Mas tudo muda quando Tize chama Priscila para acampar com seus amigos, e isso incluía Rafa, Priscila foi, e lá que tudo muda. Eu cheguei a mencionar o personagem Boca ali em cima, então, depois de um certo vídeo cair na internet dele falando algumas coisas sobre a Priscila, ele começa a prestar mais atenção na menina (ou branquela) e nesse acampamento ele fica realmente enciumado de ver Priscila e Rafa.
O livro conta com a narrativa da perspectiva de Priscila, Boca e o amigo do Boca, Amaral, pra quem acha que vai se perder em meio a tantos personagens narrando uma história, é super tranquilo. Ainda conta com a participação especial da irmã do Boca, Jurema, que narra um capítulo pequeno. O livro é muito bom, fininho,  e a leitura não é cansativa, eu recomendo muito pra quem quer rir e se identificar com a história de Priscila.
Agora um parênteses sobre o filme, a música é muito levada em conta pelo fato de no início Priscila achar uma fita cassete no meio das coisas da sua mãe, a trilha sonora do filme é ótima também, mesmo sendo algumas músicas dos anos 80.
O final do livro é romântico, e como diz Priscila foooooooooofo, não vou contar e deixar vocês na curiosidade, mas é um final surpreendente (pelo menos pra quem não viu o filme).

Então era isso gente, o que vocês acharam? Já assistiram o filme ou leram o livro? Comentem!

Um comentário:

  1. Assisti o filme desse livro é legal pra caramba.
    Agora o livro tenho que ler.

    ResponderExcluir