20 de julho de 2020

[Resenha] Tudo Aquilo Que Não Sou - Fernanda Campos

Autora: Fernanda Campos
ASIN: B07Z9YPXXH
Páginas: 333
Ano: 2019
Amazon
Avaliação: não existe classificação suficiente porque Vênus Maia não pode ser classificada (mentira, 5 estrelas e um dos favoritos da vida!)

Sinopse: Quando Vênus Maia decidiu fazer o curso de História, com o único intuito de curtir a vida universitária, ela não imaginava que seria confrontada com todos os fantasmas do passado, até então escondidos a todo custo nas cervejas baratas, tragos de maconha e cocaínas oferecidas por caras esperando algo em troca. Determinada a provar que quem tinha limites era município, estava tudo perfeitamente normal para a garota, por mais que seus amigos não tivessem tanta certeza disso. E continuaria muito bem, obrigada, deposite sua reclamação na entrada e dê meia-volta, se ela nunca tivesse encarado os olhos verdes críticos na pior aula da sua grade.
Pedro Vale não era o mais impulsivo dos homens. Aos vinte e seis anos e voltando para sua cidade natal para realizar um grande sonho, ele não esperava que algo mais forte que os ventos de Ponte Belo cortaria seu caminho e o derrubaria sem deixar qualquer rastro de explicação. Especialmente quando esse fenômeno não explicado era nada mais, nada menos, do que a garota que estampava o nome da deusa que o impulsionou a trilhar toda sua carreira acadêmica-científica.
Ser opostos e obrigados a se relacionarem, por terem amigos em comuns, já seria complicação o suficiente. A atração sexual quase impossível de ser negada e o drama que os envolvia, sem que eles sequer desconfiassem disso, piorava o que parecia uma brincadeira de muito mal gosto do Destino. Afinal, mais do que a encarnação de um sonho pueril, Vênus também era o pior pesadelo de Pedro. E ela não estava na mais confortável das posições, considerando que ele trazia à tona tudo aquilo que ela queria não lembrar de ser.

Existe uma vida antes e uma vida depois de conhecer Vênus Maia. Eu, por exemplo, conheci essa personagem icônica em 2018, no livro As Estrelas Sabem, onde ela nem era a personagem principal, mas roubou várias cenas. Porque Vênus é assim. Ela não pede licença, já chega metendo os dois pés na porta e quando você vê, já está imerso no mundo caótico dessa menina. Afinal, o que poderíamos esperar de alguém que leva o nome de uma divindade, não é mesmo?

Eu me encantei com a Vênus desde o início, porque me identifico com alguns trejeitos da sua personalidade (porém muito mais da Vênus que conheci em AES, do que nessa de antes). Inclusive quando eu comento sobre essa identificação (tanto com a Vênus, quanto com o Caio, de O Lado Sombrio da Lua) a Fernanda se desespera e só lança um "amada?". Mas é isso, sou tão complexa quanto esses personagens.

Mas vamos falar do que realmente interessa: Vênus Maia. Porque é impossível deixar Vênus de lado, mesmo quando as pessoas tentam, ela está lá. Com uma camisa de banda indie (nunca errou), um cigarro na mão e lotada de verdades que muitas vezes as pessoas preferem fingir que não existem. A Vênus do início de TAQNS é uma bomba prestes a explodir. Como uma tempestade, ela tem o poder de arrasar tudo e todos no seu caminho, mesmo que na maioria das vezes ela não tenha a menor intenção de fazer isso. Mas o que me chama atenção demais nessa personagem, é a quantidade de realidade que ela carrega. Vênus pode ser facilmente encontrada em muitas calouras de faculdade, que muitas vezes não fazem ideia se estão no curso certo, e que querem aproveitar ao máximo o estilo de vida universitário, sem pensar nas consequências.

Por outro lado, nós temos ele: Pedro Vale. O super herói de Ponte Belo, sempre disposto a salvar a todos, mesmo que estes não queiram ser salvos (Vênus que o diga). Vindo da família mais influente da cidade, porém fazendo parte das ovelhas negras, Pedro é um prodígio no mundo acadêmico, afinal, 26 anos, com um doutorado em História conquistado na Itália, professor acadêmico, vários artigos publicados internacionalmente, e um Lattes de dar inveja em qualquer um. Ele vê seu mundo abalado ao descobrir que, de fato, existia uma Vênus no mundo real, porém muito longe das suas idealizações.

E como quem vê cara não vê coração (e muito menos o café favorito da pessoa, como bem diria Luana), esse encontro não poderia ser menos do que um choque de mundos. E ao mesmo tempo, não poderia ser tão certo e necessário. Por mais que os dois neguem, Vênus e Pedro estavam destinados a ter os seus caminhos cruzados. Até porque Ponte Belo é minúscula e em algum momento eles iriam se encontrar mesmo. Mas para além da necessidade desse encontro, ao longo do livro podemos ver como ambos precisavam de um na vida do outro. Vênus precisava de alguém que a entendesse (e a salvasse), ao passo que Pedro precisa desse balanço na sua vida.

Não se engane ao pensar que TAQNS é uma história de amor. Este fica completamente em segundo plano. O que temos aqui é uma evolução imensa de ambos os personagens principais. E também do impacto que causamos na vida das pessoas, mesmo que involuntariamente. É uma história sobre amizade também. Sobre se doar incondicionalmente, e também avaliar até que ponto estamos dispostos a aguentar todas as tormentas por alguém que parece não ter consciência da destruição. É também sobre perdão, principalmente sobre se perdoar. Aceitar a culpa e conviver com ela, e entender que ela não é confortável, mas que podemos lidar com ela.

Fernanda fez um trabalho belíssimo em discutir questões importantes, muitas vezes tratadas como tabu na literatura, como abuso de substâncias, violência sexual e saúde mental de uma forma extremamente verdadeira. Justamente por saber bem do que estava falando, ela não tratou esses temas com leviandade. E tudo isso com cenas que em um momento você quer matar os personagens, em outras você só quer colocar numa redoma de vidro e proteger para sempre.

Tudo Aquilo Que Não Sou é um livro que eu posso ler mil vezes e sempre vou me deparar com algum debate que eu deixei passar. Sempre vai me deixar reflexiva e analisando não somente essas questões discutidas, como muitas outras. É um livro riquíssimo em detalhes, com uma trilha sonora perfeita, milhões de referências à cultura pop, além de piadinhas atravessadas bem no estilo Vênus Maia de ser. Inclusive se deixarem, eu faço um TED Talk sobre esse livro, porque palavras para elogiar não me faltam (mas vocês provavelmente já estão cansados depois de 786 palavras).

O que eu posso dizer (além de tudo que já disse) é simplesmente: LEIAM! Abram seu mundo (e sua mente) a esse caos que é ter Vênus em sua vida, assim como Pedro foi capaz de fazer. Estejam dispostos a conhecerem essa divindade em forma de mulher, e acompanhem a evolução imensa dela, e de todos que a cercam.

Tudo Aquilo Que Não Sou pode ser encontrado na Amazon mais próxima de você pela bagatela de R$7,00 ou gratuito pelo Kindle Unlimited: https://amzn.to/30nXVTS.