7 de fevereiro de 2017

[Resenha] Imperfeito - Robson Gabriel

Autor(a): Robson Gabriel
Editora: Astral Cultural
ISBN: 9788582464106
Páginas: 224
Ano: 2016
Skoob
Avaliação: 5/5 + ♥

Sinopse: Daniel sempre soube que era diferente dos outros garotos, mas é somente na festa de despedida do Ensino Médio que ele aceita sua homossexualidade. Agora, prestes a entrar na faculdade, ele terá de lidar com seu verdadeiro eu.
O início das aulas traz mudanças inevitáveis e o jovem logo se vê dividido entre dois caminhos. Um lhe garante a possibilidade de ser feliz, o outro o obriga a manter uma parte de si oculta de todos ao seu redor.
Dan está cheio de dúvidas e angústias difíceis demais para um garoto de apenas 18 anos enfrentar.
Para sair desse cenário triste, ele vai precisar tomar a mais simples e mais marcante decisão de sua vida. Imperfeito é um romance pungente e, ao mesmo tempo, sensível.
A trama criada por Robson Gabriel é pontuada por dor, prazer e descobertas, e certamente vai emocionar os leitores.

Conheço o Robson desde que entrei para a blogosfera literária (acho que em 2012?) e nós já passamos por muita coisa juntos. Mas o assunto aqui não é sobre o Robs blogueiro e sim sobre o Robs autor! Eu vi o quanto ele batalhou por esse projeto e fiquei muito feliz com a publicação. E agora vocês vão saber o que achei do livro.

Sabe aquele tipo de livro que você sabe que vai acabar com você, mas mesmo assim você continua lendo porque é maravilhoso? Imperfeito é assim. A escrita do autor é super fluida e bem engajada, fazendo com a narrativa avance rápido, mas com muitos detalhes.

Eu passei MUITA raiva com o Dan, mas ao mesmo tempo eu só queria entrar dentro do livro e abraçar o menino e falar que ia ficar tudo bem. O personagem, assim como bem diz a sinopse, carrega em si muitas dúvidas. O problema principal e que o autor soube tratar muito bem é o de não se aceitar. 

Eu gostei muito de ver as transformações que Dan passa, assim como os seus conflitos. A nossa sociedade ainda é cheia de preconceitos, mas às vezes quem mais se oprime é a própria pessoa. E o Robson demonstrou muito bem como é doloroso o processo de autoaceitação. 

Todos os personagens foram muito bem construídos, cada um com a sua particularidade e os secundários não estavam lá somente para ocupar espaço. Acredito que vocês já saibam disso, mas eu amo quando estes personagens tomam atitudes que fazem a diferença, porque mostra que o livro tem bem mais que a trama original.

Eu não consegui desgrudar do livro até chegar no final. Fiquei obcecada mesmo e quando cheguei ao desfecho eu queria matar o Robson. Sim, isso mesmo. O final acabou comigo, MAS tem continuação e por isso que eu não fiquei numa situação pior.

Depois que terminei o livro eu saí em todas as minhas redes gritando pra todo mundo ler Imperfeito. Robson soube tratar com maestria a homossexualidade, de forma muito sensível e linda. Não vou mentir para vocês e falar que tudo são flores na vida de Dan, até porque nós sabemos bem que não é assim. Mas o autor mostra que existe a felicidade e boa parte dessa busca cabe a nós. E se eu recomendo? Obviamente, né! (E não é porque o Robs é meu amigo, porque ele sabe bem que se eu não tivesse gostado ia lá jogar umas verdades na cara dele rs)

Então se vocês não leram, leiam! É um (com o perdão da palavra) puta nacional quebrador de padrões. Apenas leiam (e depois venham aqui comentar).

Até a próxima! ♥