26 de outubro de 2016

[Resenha] Como Tatuagem - Walter Tierno

Autor(a): Walter Tierno
Editora: Verus
ISBN: 9788576865346
Páginas: 308
Ano: 2016
Skoob
Avaliação: 5/5 + ♥

Sinopse: Artur é um cara rico, superficial e egoísta. Bonito e popular entre as mulheres, não tem o menor respeito por elas — sua vida amorosa se resume a colecionar parceiras na cama. Essa rotina de prazeres e privilégios é interrompida quando ele sofre um grave acidente de carro. Para ajudá-lo a se recuperar, sua mãe contrata a fisioterapeuta Lúcia.
Desde criança, Lúcia sofre o preconceito que persegue os portadores de vitiligo. Sua mãe sempre esteve presente para apoiá-la e fazê-la enfrentar os obstáculos que a vida lhe impõe. De temperamento doce, porém decidido, Lúcia tem uma consciência peculiar e aguda sobre o mundo. Mas, quando se vê sem o amparo materno, suas certezas desabam.
O encontro de duas pessoas tão diferentes vai gerar muito atrito, mas com o tempo Lúcia e Artur vão descobrir algumas das infinitas facetas do amor e, entre conquistas, medos, perdas e paixões, verão suas vidas transformadas para sempre.

Conheci Como Tatuagem por meio do Marcos Tavares e solicitei logo que ficou disponível. Eu geralmente tenho problemas quando subo demais a minha expectativa com alguns livros, mas felizmente a trama do Walter correspondeu a todas elas.

O livro é divido entre os pontos de vista de Lúcia e Artur. Eu gostei muito da construção dos personagens, pois eles me soaram bem reais. Ela é super batalhadora e consegue se manter de cabeça erguida, mesmo sofrendo um preconceito enorme. Já ele é o típico playboy mimado, que acredita que o mundo gira em torno do seu umbigo.

Eu comecei o livro achando que seria mais uma história sobre duas pessoas de mundos diferentes que se cruzam e vivem um amor épico. Bem no estilo Romeu e Julieta que todo mundo já cansou de ler, sabe? Pois então, eu não estava preparada para a sequência de tiros que tomei durante a leitura. Nem 50 páginas e eu já chorava copiosamente. E segui assim durante boa parte do livro.

Foi impossível não mergulhar de cabeça na narrativa e não conseguir largar. Eu fiquei fascinada pelos personagens, suas histórias e todo o crescimento que ambos tiveram. E sim, o livro tem cenas quentes, mas não são exageradas nem romantizadas, são reais e isso fez muita diferença.

Os personagens secundários não tiveram muito destaque na história, porém gostei do pouco que foi falado sobre eles. Senti falta de uma exploração maior da irmã de Artur, acredito que a parte dela daria um bom pano pra manga.

Mesmo tendo romance na trama, não pense que é algo no estilo sessão da tarde com a mocinha sendo salva no final. Muito pelo contrário, Lúcia demonstrou que não precisa de ninguém para se defender e isso foi ótimo. Um dos pontos que mais me chamou atenção foi em relação ao ex namorado dela, Bruno, que mostrou muito bem como um ataque de raiva pode gerar atitudes ridículas.

O amadurecimento dos personagens foi muito bem descrito. Tanto Lúcia quanto Artur passaram por maus bocados, mas conseguiram dar a volta por cima e reverteram as situações da melhor forma possível. Ela conseguiu quebrar as barreiras do preconceito e ele mostrou que era mais do que a embalagem.

A escrita do Walter é muito fluida, sem contar que ele vai direto ao ponto. Muitas vezes a narrativa se perde quando o autor dá muitas voltas e daí tudo fica sem sentido. Não foi este o caso e eu fiquei muito feliz.

O livro terminou com todas as pontas muito bem amarradas e eu terminei com a sensação de ter tido a sorte de me deparar com esta história. Eu recomendo sem sombra de dúvidas.