24 de julho de 2013

[Resenha] Ela É Uma Fera - Marina Carvalho

Um dos clássicos de Shakespeare mais conhecido e adaptado, ganha a sua versão brasileira. Admito que, apesar de conhecer o enredo de A Megera Domada, ainda não li o livro, mas conheço boa parte das adaptações. A mais famosa, talvez, seja o filme 10 Coisas Que Eu Odeio Em Você, estrelado por Heath Ledger, Julia Stiles, Joseph Gordon-Levitt, Larisa Oleynik, David Krumholtz e Larry Miller.
Em Ela É Uma Fera, Marina segue a mesma linha ditada por Shakespeare. Vindo dos EUA, Lucas é o novato em uma escola de São João Del-Rei, onde também estuda seu primo Tito. Tão logo chega ao colégio, com algumas dificuldades de se adaptar ao novo regimento, que incluía usar uniforme, ele se apaixona pela bela Clara. A menina é, segundo ele, a beldade da escola, popular e doce, mas nunca namorou pelo simples motivo de: seu pai super-protetor.
A regra estabelecida por Roberto Batista é de que Clara só poderá namorar quando sua irmã, Carolina, arranjar um namorado. O problema é que Carolina é tida como A megera, mandona e segura de si, sua reputação a segue por todos os cantos da cidade. Em contrapartida existe Henrique, o típico filhinho de papai e por quem Clara arrasta um caminhão. Sabendo da condição do pai da menina, Henrique decide pagar seu vizinho Pedro Verona, com pinta de bad boy, para domar a fera.
Confesso que durante a leitura me senti extremamente incomodada com as referências ao filme 10 Coisas Que Eu Odeio Em Você, quem já viu o filme e for ler o livro, muito provavelmente vai entender o que eu senti. Começando por Pedro, no filme temos Patrick que também é o cara estranho, problemático e fechado, com a aparência de metaleiro, que é pago por Joey para conquistar Katarina.
Com isso já começou a minha sensação de familiaridade com o livro e, querendo ou não, ele se tornou bem previsível para mim. O resto do enredo é praticamente todo igual ao filme, com pequenas mudanças, tanto de atitudes, quanto de cenários.
Embora o livro não vença no quesito originalidade, Marina foi feliz em sua adaptação, pois houve uma grande mudança no final (em relação ao filme), e o livro como um todo é bom. A leitura é leve e divertida, conseguiu alcançar o objetivo de entretenimento, embora pudesse ter sido mais explorada e conseguir um posto de favorito na minha estante do Skoob, só não conseguindo por conta do livro soar muito parecido com a proposta do filme. Em relação a capa, eu faço parte do time que não a achou tão bonita.
Ela É Uma Fera foi lançado apenas em e-book com o preço promocional de R$1,40 na loja Kindle, clique aqui para comprar. Eu indico a leitura, é divertida e não é cansativa, vale a pena investir.

Autora: Marina Carvalho
Editora: Novo Conceito
Ano: 2013
Valor: R$1,40
Avaliação: 2/5

3 comentários:

  1. Eu aaaaaaaaaaaaaaaaaamo 10 coisas que eu odeio em você. É tipo <3 muito amor. Quando eu comecei a ler sua resenha, já percebi que tinha muita coisa em comum. Um versão brasileira do filme, olha só. Pelo menos parece ter sido uma boa adaptação, não?
    Nha, não curti muito a capa também não.Parece capa de filme da sessão da tarde. =S

    Bjkcas!

    @mariapsalles

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ananda!

    Logo que eu descobri que esse livro seria uma releitura de "A megera domada", eu me lembrei desse filme. Sim, eu não vi que na capa tá dizendo que é hahaha. Não sei se eu o leria exatamente por saber como é o filme e já ter uma ideia do que se trata a história. Você sabia que "O cravo e a rosa" também é uma adaptação do clássico?

    Essa "capa pôster" não ficou legal. Eu me recuso a acreditar que a autora aprovou isso.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei muito do livro, mas concordo que os personagens poderiam ter sido mais desenvolvidos. A capa também achei fraquinha!
    Sua resenha ficou ótima!

    Bjs

    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir