20 de setembro de 2012

[Resenha] E finalmente a tão sonhada vingança dos pais!

Hoje eu trago, finalmente, a resenha de Fala Sério, Filha!, mais um livro que eu comprei na Bienal de São Paulo e ganhei autógrafo.

Sinopse: Enfim, a vingança dos pais, o esperado momento em que Angela Cristina e Armando vão dar o troco e despejar em sua primogênita, Maria de Lourdes, sem dó nem piedade, todos os “fala sério” que ela merece. Menina abusada! Fala sério, filha! segue a mesma linha de Fala sério, mãe! e Fala sério, pai! e acompanha, em crônicas, a vida de Maria de Lourdes e sua relação com seus progenitores ao longo de 21 anos. Dessa vez, porém, o bastão da narrativa está com eles, embora ela também conte algumas histórias em que se viu obrigada a ouvir dos pais o seu famoso bordão. Aqui, os pais dizem “fala sério” para as inúmeras festinhas infantis, os fins de semana nos parquinhos barulhentos de shopping centers, os shows de bandas pop de talento questionável, os namorados de perna cabeluda, as desculpas esfarrapadas, a obrigação de esperar os filhos a duas quadras da escola, e muito mais!

Resenha: Gente vocês não fazem noção de como eu ri enquanto lia esse livro. Thalita mais uma vez soube escrever um livro para todas as idades, sem perder o sarcasmo presente em Malu. Mesmo eu sendo filha, não pude deixar de me divertir com a vingança de Angela Cristina e Armando para cima da primogênita. O livro é leve, descontraído e segue a linha dos outros da série, mas o diferencial desse é poder ler tudo da perspectiva dos pais malucos de Malu (já disse que é Maria de Lourdes!).
"Só escrevi a verdade: 'A adolescência é um saco, mas passa. Não sei quando, mas passa. Paciência e força, mães do Brasil!' Confeso que a última frase foi só pra te irritar."
Eu percebi uma mudança na escrita de Thalita, ficou mais madura, a autora soube dosar o humor presente nas crônicas e me fez morrer de rir enquanto lia. Eu adorei esse livro, adorei ver a forma como Thalita amadureceu a escrita e simplesmente adorei ver os pais em ação.
É difícil para mim falar de um livro que eu gostei tanto, porque eu fiquei tão animada com a leitura que fico com medo de falar alguma besteira.
Em algumas crônicas Malu rouba a cena e fala por si mesma de alguns fatos que aconteceram com os pais, a minha preferida das partes de Malu é A Fã, que conta a história de micos envolvendo artistas e da vingança de Malu.
"Confeso que me assustei quando vi os olhos de minha mãe pararem de piscar. Posso afirmar que por um momento ela ficou sem respirar. Meu Deus! Ela ainda era fã do cara!" (pág 180)
Todas as crônicas são super bem escritas e muito divertidas, o ponto chave do livro é entretenimento e nisso  a autora acertou em cheio. Ela conseguiu criar uma história de um ambiente familiar que muitos conhecem e adicionar doses de humor e sarcasmo ao narrar o que acontece entre as quatro paredes de uma família.
Eu já conhecia a narrativa de Angela Cristina por causa de Fala Sério, Mãe!, mas conhecer o ponto de vista de Armando foi inenarrável. O sarcasmo dele é incrível e a forma como seus pensamentos são mostrados é hilária. O livro ainda mostra alguns relatos envolvendo os avós de Malu, e os irmãos dela, no auge da sua infância.
"É a mais pura verdade. Mulheres que acabaram de dar à luz ficam, como direi amenamente?, meio... hum... esquisitas. Isso. Esquisitas. A minha, pelo menos, ficou." (pág 7)
O uso de gírias e coloquialismo não afeta em nada a leitura, de fato até torna mais agradável e é possível se identificar com Malu, Angela, Armando, Malena e Mamá, e os personagens se tornam reais e você os identifica na sua vida, seja como pai, amigo, irmão ou namorado.
Thalista escreveu com maestria um livro ótimo para ser lido durante uma tarde chuvosa, ou um dia tedioso, que com certeza vai te tirar da tristeza e te garantir boas risadas!
A diagramação do livro é muito bonita, a capa é chamativa e alegre, e o início dos capítulos tem uma florzinha que eu achei uma graça. E eu parabenizo a editora Rocco, pois não achei um erro de revisão. Fala Sério, Filha! é um livro engraçado, leve e divertido e eu tenho certeza que vocês irão se encantar com a história de Malu pelo ponto de vista dos seus pais.

Autora: Thalita Rebouças
Editora: Rocco
Ano: 2011
Páginas: 213
Valor: R$17,00 a R$28,00
Avaliação: Favoritado!