29 de maio de 2017

[Resenha] Apenas Um Dia - Gayle Forman

Autor(a): Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581634500
Páginas: 378
Ano: 2014
Skoob
Avaliação: 4/5 + ♥

Sinopse: A vida de Allyson Healey é exatamente igual a sua mala de viagem: organizada, planejada, sistematizada. Então, no último dia do seu curso de extensão na Europa, depois de três semanas de dedicação integral, ela conhece Willem. De espírito livre, o ator sem destino certo é tudo o que Allyson não é. Willem a convida para adiar seus próximos compromissos e ir com ele para Paris. E Allyson aceita. Essa decisão inesperada a impulsiona para um dia de riscos, de romance, de liberdade, de intimidade: 24 horas que irão transformar a sua vida.
Apenas um Dia fala de amor, mágoa, viagem, identidade e sobre os acidentes provocados pelo destino, mostrando que, às vezes, para nos encontrarmos, precisamos nos perder primeiro... Muito do que procuramos está bem mais perto do que pensamos

Tenho este livro desde a época do seu lançamento pela Novo Conceito lá em 2014. Eu tinha tido meu primeiro contato com a autora na duologia Se eu ficar. Acredito que o motivo de não ter ficado tão animada com Apenas um dia foi a decepção que eu tive com Para onde ela foi. Dito isso eu só tenho um comentário: que arrependimento.

Tudo o que eu não encontrei nos dois primeiros livros que eu havia lido da Gayle esteve presente neste. Eu sempre levantei a bandeira de ser contra os romances no estilo miojo e mesmo que isso aconteça no livro, a forma como foi construída é bem diferente daqueles que "pessoas se conhecem, se apaixonam, casam e vivem felizes para sempre" em apenas um dia.

Eu enxerguei muito da Ananda adolescente na Allyson, talvez por isso tenha gostado tanto do livro. Sabe quando tudo o que você precisa é fugir? Allyson fez isso com Willem e eu achei incrível. Falando nele, ô pessoa cheia de segredos e mistérios! E isso contribuiu para eu não conseguir largar do livro.

A trama do livro não se passa somente em 24 horas. Aliás, isso é apenas o pontapé inicial da história. A narrativa em primeira pessoa ajudou muito na fluidez e a compreender melhor a personagem principal, seus medos e seu crescimento pessoal. E isso foi o que mais me animou com a trama.

Todo livro da autora que eu já tive contato traz alguma mensagem por trás. Nesse foi a busca própria identidade, o autoconhecimento. Em um certo ponto da história Allyson se encontra extremamente infeliz com a faculdade, a qual ela sabia que no fundo não era a sua vocação. E quem nunca passou por isso, né?

Comecei e terminei o livro em apenas um dia (perdoa a piada ruim) e indico muito. Inclusive passei uma raiva enorme com o final e fiquei desesperada pela continuação. A história se mostrou mais que uma trama de sessão da tarde e isso foi muito bom para mim que não tinha muitas expectativas.

Se interessou pelo livro e quer comprar? Então você pode procurar por um desconto no Cupom Válido que reúne várias promoções e cupons gratuitamente para a compra não pesar no bolso! ♥