23 de julho de 2012

[Resenha] Uma releitura um tanto quanto fraca


Mais uma resenha no blog, dessa vez de "Branca de Neve e o Caçador" da editora Novo Conceito. O livro é baseado no roteiro do filme, eu assisti o filme e achei o livro bem melhor.

Sinopse:


Há 10 anoz, a vingativa Rainha Ravenna assassinou o rei na mesma noite em que se casara com ele. No entanto, dominar o reino tornou-se um sofrimento para a Rainha.
Para salvar seus poderes, ela deve devorar um coração puro, e Branca de Neve é a única pessoa com esse coração.
A fim de capturá-la, Ravenna recorre ao Caçador, o único homem que já se aventurou pela Floresta Sombria e sobreviveu. Branca de Neve será morta pelo Caçador? Ou será treinada por ele e se tornará a melhor guerreira que o reino já conheceu?


Resenha:


Eu fui ler Branca de Neve e o Caçador cheia de expectativas, por conta do frisson causado pelo lançamento nas redes sociais. Mesmo o livro sendo baseado no filme, eu notei algumas diferenças entre eles, pequenas mas, notei, e por isso considerei o livro bem melhor do que o filme.
A história mostra um lado mais sombrio dos contos de fadas e, mesmo o foco sendo Branca de Neve e o Caçador, quem se destaca na trama é Ravenna, mantendo o tom sinistro da história. O livro é repleto de ação e consegue prender a atenção, eu gostei de ver como mostraram um lado diferente do conto de fadas tradicional e a forma como colocaram a transformação da Branca de Neve em guerreira é incrível.
Os planos de Ravenna são malignos mas, de certa forma, engraçados. O irmão dela é um personagem de apoio cômico por ser, na maioria das vezes, ignorante. Tanto que Branca de Neve consegue o driblar bem rápido para uma garota indefesa.
O Caçador por outro lado conseguiu me conquistar de primeira, Eric é mostrado inicialmente como um bêbado moribundo mas é fácil perceber que no fundo ele é apenas uma alma torturada. Com o andamento da história pode-se perceber a influencia de Branca de Neve na personalidade do Caçador e é simplesmente mágico.
É claro que não poderiam faltar os anões e eles são, sem a menor dúvida, épicos. Eu ri com as passagens deles durante o livro e suas atitudes também mudaram quando conheceram Branca de Neve. Os anões são bem rudes mas nem por isso deixam de ser adoráveis, principalmente o anão de nome Gus, que é encantador.
A participação do príncipe também não poderia faltar e ele é de grande importância para Branca de Neve em sua luta pela sobrevivência, por outro lado, também pode ser a sua ruína. Há uma mudança na história que é inusitada, mas não vou revelar senão estragaria toda a leitura, mas é interessante de se ler.
O final do livro é bom, não é inesperado nem tão grandioso assim mas, corresponde com as expectativas criadas durante a leitura. A diagramação do livro é perfeita, muito bem trabalhada e a divisão entre os capítulos combinam com a proposta dark do livro, a Novo Conceito fez um ótimo trabalho.
Branca de Neve e o Caçador, na minha opinião, não é um livro para crianças lerem, por conta de alguns atos meio violentos de Ravenna, mas é uma boa leitura. O livro é bem fininho e eu o li em apenas um dia.


Autores: Lily Blake, Evan Daughtery, John Lee Hancock e Hossein Amini
Editora: Novo Conceito
Ano: 2012
Páginas:  208
Valor: R$25,00 a R$30,00
Avaliação: Bom

Um comentário:

  1. Comprei esse livro há uns três meses e ando adiando a leitura.
    Agora que li a sua resenha acho que vou dar uma chance a ele.

    ResponderExcluir