Lycia Barros, escritora carioca, já tem 5 livros publicados. Escreve tanto para adultos, quanto para adolescentes, e seus livros sempre tem algo importante para passar, como em A Garota do Outro Lado da Rua.
Ela está divulgando seu novo livro, Uma Herança de Amor, que fala sobre o perdão, laços familiares, dentre outras coisas.
Nessa entrevista você vai conhecer melhor essa autora, que escreve super bem e sempre passa mensagens ótimas.
1- Você sempre gostou de escrever? Quando nasceu a sua paixão pela escrita?
Sempre fui boa em redação na escola por que sempre adorei escrever. Também sempre tive diários pois até desabafar eu fazia escrevendo.
2- Qual foi o primeiro livro que você leu? Ele te marcou? Por quê?
Poliana. Por que foi o primeiro livro que li sem obrigação e a pureza da personagem me cativou. Minha filha o lerá com certeza.
3- Você sempre diz que antes de ler qualquer livro, a pessoa deve ler a Bíblia. Eu concordo com você. Você acha que hoje os valores simples pregados pela Bíblia foram perdidos pela sociedade?
Graças a Deus, não para todos. Por mais incrível que isso possa parecer, ainda existem pessoas determinadas a viver segundo as escrituras. Apesar de ser um livro considerado antigo, o texto é super atual, pois os dramas humanos não mudam. Acho uma pena que todos não sejamos estimulados a lê-la desde pequenos.
4- No seu canal do Youtube você dá dicas para uma melhor escrita, como é saber a reação das pessoas que assistem a seus vídeos?
Maravilhoso! Até por que, em geral, são críticas boas. Fico muito feliz quando vejo que ajudei de alguma forma a incentivar o sonho de alguém.
5- Quais são as bases para criar uma boa história?
Uma boa apresentação de cenários e personagens, um bom conflito e um bom desfecho.
6- O que te inspira a escrever seus livros?
A vontade der dar algo de bom para a sociedade refletir. Ou seja, o amor de Deus em mim.
7- Você está lançando um livro novo agora, “Uma Herança de Amor” é mais voltado para o público adulto não é? Como é a história dele?
Esse livro fala muito sobre perdão e luto. É um livro profundo, onde alguns dos personagens precisarão enfrentar fantasmas do passado para poder seguir em frente. Mas ao mesmo tempo, para dar leveza no livro, coloquei algumas cenas um pouco cômicas e um grande sentimento de amor de família. Fora o romance que tem arrancado muitos suspiros... rsrsrs
Infelizmente sim, devido a uma série de fatores como baixa qualidades de vida, stress, falta de tempo e principalmente falta de Deus.
8- Em “Uma Herança de Amor” você fala que tem um senso forte de família, na sua opinião, os laços familiares vem sendo desvalorizados ultimamente?
Infelizmente sim, devido a uma série de fatores como baixa qualidades de vida, stress, falta de tempo e principalmente falta de Deus.
9- Você já sentiu alguma dificuldade em colocar suas palavras no papel?
Muitas vezes. É nessas horas que realmente oro para buscar inspiração e pergunto a Deus exatamente as palavras que devo usar.
10- Em “A Garota do Outro Lado da Rua”, você mostra um lado totalmente diferente dos romances adolescentes, como foi escrever o livro? Você teve alguma dificuldade em escrevê-lo?
Não. Foi um livro rápido e divertido para mim. Eu já sabia exatamente a mensagem que queria passar quando comecei a escrevê-lo. Foi delicioso.
11- Durante a história de “A Garota do Outro Lado da Rua”, você apresenta os pontos de vista de Enzo e Rafaela, foi difícil para você escrever do ponto de vista deles, visto que são muito diferentes um do outro?
Também não, por que convivo com pessoas que tem personalidades parecidas com a de ambos. Então posso dizer que tive minhas " cobaias".
12- Em todos os seus livros, sempre tem alguma mensagem importante a ser passada, você acha que na literatura atual essas mensagens estão deixando de serem passadas?
Ah, não... as mensagens são sempre passadas sim, mas nem sempre são boas e frutíferas para sua vida. Nem sempre deixam algo bom a se refletir. E eu, como pessoa pública, me sinto na obrigação de contribuir com a sociedade, passando o máximo de bons conceitos no meu livro e ainda entretê-los. Pelas resenhas que leio, acho que isso tem dado certo.
13- A literatura brasileira está ganhando mais atenção, principalmente entre os jovens, como você acha que está o cenário literário atualmente?
Bem mais aberto por causa dos leitores e da internet, e por isso as editoras tem alargado as brechas também. Acredito que isso seja só o começo. Vem muita coisa boa por aí.
14- Alguma mensagem especial para quem aspira em ser escritor?
Não desista. Estude. Prepare-se. Informe-se sobre o oque o mercado editorial quer. Só assim você alcançará o sucesso.
Bom, é isso pessoal, espero que tenham gostado da entrevista. Beijos!
Bom, é isso pessoal, espero que tenham gostado da entrevista. Beijos!
Ah, Lycia! Querida demais! Gosto muito dela, exemplo de profissional e pessoa. Adorei a entrevista... Concordo com ela qd disse que os valores estão invertidos, o que é uma pena...Ainda mais na familia...
ResponderExcluirEnfim, parabens pela entrevista! :)
beijooooooooos
Ela é uma fofa, e escreve muito bem! Realmente um exemplo a ser seguido!
ExcluirQue bom que gostou da entrevista =)
Beijão